0

7 conselhos para começar a correr na terceira idade

Não existe 'hora tarde demais' para começar na corrida: confira nossas 7 dicas para mandar bem ao chegar na terceira idade

5 mar 2021
09h56
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
7 conselhos para começar a correr na terceira idade
7 conselhos para começar a correr na terceira idade
Foto: Shutterstock / Sport Life

Não existe momento ruim para quem pretende começar a correr. Se você já está na terceira idade, ainda tem muito tempo pela frente para desfrutas das vantagens que a atividade física traz para a saúde. Quem sabe, você também não consegue, com isso, ultrapassar a barreira dos 100 anos de idade?

Além de ajudar a ter uma vida mais ativa, na terceira idade, a corrida irá ajudar a prevenir doenças, diminuir dores articulares e fortalecer a musculatura. Outros benefícios, como a socialização e a melhora no humor, por causa dos hormônios liberados na hora da atividade física, ainda contribuem para a melhora das condições psicológicas.

Vale ressaltar que alguns cuidados específicos precisam ser destacados. De acordo com a idade, peso e o histórico de doenças, é preciso estar atento ao impacto nas articulações. Observar a frequência cardíaca máxima que com o passar dos anos vai diminuindo, sendo importante ajusta-la para realizar os treinos em segurança. E oposto à frequência, outro item é a pressão sanguínea, que aumenta a cada ano.

No caso da terceira idade, as recomendações gerais são de que os treinos sejam de até três vezes na semana e no ritmo leve ou moderado, sempre atentando aos cuidados com os ossos, ligamentos e articulações.

Como começar

O treinamento para terceira idade é como um treino para iniciantes que nunca correram ou estão parados há mais de um ano. Antes de tudo, o indivíduo deve passar pelo processo de avaliação física, médica e nutricional, para então seu ritmo e frequência de treinos serem estabelecidos.

Os treinos devem sempre ser acompanhados e com assistência para qualquer tipo de emergência. Veja as dicas para a terceira idade, que também servem aos iniciantes, de uma maneira geral:

1. Evite pisar muito forte com a perna de ataque. Isso aumenta o impacto nas articulações durante a fase de aterrissagem e desacelera a passada.

2. Desenvolva a coordenação. A falta dela atrapalha o desempenho na terceira idade, além de aumentar o gasto energético.

3. Executar a passada com pequena amplitude, mantendo o tronco muito inclinado e braços e pernas descoordenados contribui para o gasto de energia.

4. Manter a cabeça ereta, olhando sempre para frente e não para baixo. Os ombros devem permanecer sempre relaxados. Dica muito importante para que as pessoas da terceira idade para ficar atento às possíveis quedas

5. Alinhe o tronco, ligeiramente inclinado para frente, para facilitar o deslocamento.

6. Os braços servem como ponto de equilíbrio e aumentam a impulsão. Devem ficar relaxados e paralelos ao corpo.

7. Sempre aterrissando com os calcanhares primeiro, reduzindo os riscos de lesão para a terceira idade.

Veja também:

Máscara de pano é eficaz? Quando devo usar a PFF2? Especialista esclarece dúvidas
Sport Life
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade