PUBLICIDADE

5 cuidados para manter a saúde dos pés durante o ano todo

Lembrou dos pés só na hora de calçar a sandália? Pois saiba que os cuidados com a região devem acontecer diariamente para deixar a saúde em dia

19 mar 2022 17h01
| atualizado às 17h06
ver comentários
Publicidade
Os pés precisam de cuidados diários
Os pés precisam de cuidados diários
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Os pés costumam ficar em evidência no verão, já que é nessa estação onde o uso de sandálias e chinelos aumentam. Além disso, a maior frequência em praias e piscinas nos deixam descalços mais vezes. Entretanto, não é só nessa época que a região deve ser lembrada, viu? Os cuidados com os pés precisam ser diáriosaté mesmo nos dias mais frios, pois são, sobretudo, uma questão de saúde!

Sabendo disso, separamos algumas dicas com a ajuda da podóloga Maria de Lourdes Pinheiro. Fique por dentro e mantenha os cuidados com os pés em dia independentemente da época do ano! 

De olho nos pés

Vale lembrar que são esses dois que te sustem o dia todo, hein? Portanto, nada mais justo do que dedicar uma atenção especial a eles no final do dia e verificar se está tudo bem por ali. Atente-se para a coloração das unhas, ressecamento e também à possíveis bolhas causadas pelos calçados. Afinal, para resolver o problema é preciso antes identificá-lo! 

Cortes das unhas

Chegou o dia de cortar as unhas, mas você estava com pressa e fez do jeito que deu? Temos um problema: elas podem encravar e até inflamar! Quando chegar a hora de cortá-las, reserve um tempo para isso e lembre-se de sempre fazer um corte reto. Surgiu uma dificuldade? Melhor buscar um profissional. 

A hora de trocar meias e sapatos sempre chega

A gente até entende que você A-M-A aquele tênis, mas manter um rodízio dos calçados (e das meias!) é essencial para a saúde, viu? Após usar um sapato, deixe-o em um local arejado. Além disso, não dispense o uso das meias — mesmo nos dias quentes — e dê preferência aos modelos de algodão. 

Andar descalço só funciona nos filmes

Em filmes e clipes, andar descalço é puro glamour, né? Mas na vida real não é bem assim... Alguns lugares são bastante propensos a ter parasitas, como é o caso da praia. Então, melhor sempre colocar um calçado antes de sair! 

Faça uma visitinha à podóloga 

Assim como fazemos um check-up regularmente no médico e os pets vão ao veterinário, nossos pés precisam visitar a podóloga. Isso porque, além de proporcionar alguns cuidados mais intensos e profissionais, é essa especialista quem poderá dizer se está tudo bem com a saúde da região e também tratar possíveis problemas por lá. 

Fonte: Maria de Lourdes Pinheiro, podóloga e coordenadora técnica da Doctor Feet.

Denise Rocha vira assunto após mudança no visual; assista:

 

Alto Astral
Publicidade
Publicidade