PUBLICIDADE

Bebida viral, ducha interna promete purificar o corpo e eliminar toxinas. É seguro?

Mistura chamada de "Internal Shower", ou ducha interna, contém água, limão, sal e chia; especialistas comentam efeitos dela no corpo

5 dez 2023 - 14h32
(atualizado às 14h33)
Compartilhar
Exibir comentários

No TikTok, a hashtag "#internalshower" já conta com mais de 120 milhões de visualizações. Os vídeos mostram uma receita caseira que promete limpar e purificar o corpo de toxinas - "fazendo milagres”, como dizem alguns influenciadores. A bebida nada mais é do que a combinação de água, limão, sal e sementes de chia. Ainda que natural, porém, a mistura pode não fazer tão bem quanto sugere.

Água, sal, limão e sementes de chia: confira a receita do "internal shower"
Água, sal, limão e sementes de chia: confira a receita do "internal shower"
Foto:

Entre os efeitos sugeridos pelos vídeos estão: fim da prisão de ventre, do inchaço, alívio do sistema digestivo e melhora na qualidade de vida. A receita da bebida desintoxicante foi divulgada por Daryl Gioffre, nutricionista e autor de livros como “Get Off Your Acid” e “Get Off Your Sugar”.

Segundo Gioffre, a bebida simula uma ducha interna e é composta por por 2 colheres de sopa de sementes de chia, um copo de água, o suco de 1 rodela de limão e 1/8 colher de chá de sal. Os ingredientes devem ser misturados e deixados em repouso até que as sementes de chia comecem a formar um gel.

@lisa.beautify A shower for your body, but from the inside out 🍋Tip: If you’re not used to getting a lot of fiber use one tbsp of chia seeds🤍 #internalshower #chiaseedwater #chiaseeds #healthyrecipes #skinfood #skincarehack ♬ original sound - Lisa | SkinCare

Quando analisados separadamente, os ingredientes do “internal shower” são ricos em nutrientes que contém propriedades antioxidades, vitamina C, fibras e ômega-3. Na opinião da nutricionista Patrícia Lara, os elementos dessa mistura não são maléficos e o problema está no sal.

"É preciso entender que, ao beber água com sal, algumas pessoas vão conseguir captar muito mais glicose do intestino para o sangue, muito mais do que elas captariam se o sal fosse baixo", alerta.

Estudos já provaram os malefícios do consumo exagerado de sódio. "Quem tem problemas com a glicemia, não deveria abusar do sal de jeito nenhum", orienta.

Vale relembrar que a média de consumo de sal pelos brasileiros é alta, chegando ao consumo de 8g por dia – 5g a mais do que a quantidade recomendada por especialistas.

5 alimentos fitness para inserir na dieta 5 alimentos fitness para inserir na dieta

O nutricionista Felipe França não concorda com o caráter "milagroso” que a bebida recebeu. “Temos que lembrar que o 'milagre' não acontece somente pelo fato de beber água com limão e chia. É importante notar que, embora a chia e o limão possam ser um aliado na perda de peso e na promoção da saciedade, é crucial integrá-la em uma dieta equilibrada e estilo de vida saudável", reforça.

Portanto, é preciso tomar cuidado com essas receitas milagrosas inventadas e divulgadas na internet. O seu caso de prisão de ventre, por exemplo, pode ser causado por algo emocional, e não pela falta do consumo de fibras, por exemplo; daí de nada adianta aumentar o consumo de chia.

Sempre que ver receitas milagrosas na internet, procure ajuda de um profissional nutricionista para saber mais informações sobre o tema e para verificar se o consumo de tal substância faz sentido ou não para você.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade