Aos 90 anos, Judi Dench diz que problema ocular a impede de reconhecer amigos
Atriz britânica convive com degeneração macular, doença que provoca perda progressiva e permanente da visão
Aos 90 anos, a atriz Judi Dench revelou que a degeneração macular avançada tem afetado sua visão, dificultando o reconhecimento de amigos e suas atividades, limitando sua atuação artística.
Aos 90 anos, Judi Dench afirmou que sua condição ocular tem avançado a ponto de dificultar tarefas do dia a dia e até o reconhecimento de pessoas próximas. Em entrevista ao ITV News, a atriz contou que a degeneração macular relacionada à idade, diagnóstico que recebeu em 2012, vem comprometendo cada vez mais sua visão.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo Judi, a doença já a impede de ler, assistir à televisão e identificar amigos. Questionada sobre sua ausência em produções recentes, ela foi direta: “Não, porque eu não consigo mais enxergar.” Ao lado do ator Ian McKellen, que participava da entrevista, Judi explicou que consegue reconhecer apenas formas e contornos: “Vejo o formato e sei quem você é pelo cachecol de Macbeth. Mas não reconheço mais ninguém.”
A degeneração macular é uma condição comum em idosos e provoca danos na retina, levando à perda progressiva e irreversível da visão central — essencial para leitura, reconhecimento de rostos e outras atividades cotidianas.
Por causa da limitação visual, o último trabalho de Judi no cinema foi Allelujah (2022). Desde então, sua participação tem se restringido a documentários.
Com mais de 70 anos de carreira, Judi Dench é uma das atrizes mais premiadas do Reino Unido. Entre seus principais reconhecimentos estão um Oscar, quatro BAFTAs, dois Globos de Ouro, dois SAG Awards e um Tony Award, além de papeis marcantes no cinema, na TV e no teatro.