PUBLICIDADE

Alternativas ao azeite de oliva: descubra novas opções saudáveis

Diante dos altos preços do azeite, confira quatro opções eficientes para substituí-lo e os benefícios de cada uma

22 mai 2024 - 20h24
(atualizado em 23/5/2024 às 05h42)
Compartilhar
Exibir comentários

O azeite sempre esteve entre as escolhas de quem busca por uma alimentação saudável e equilibrada. No entanto, com a alta de mais de 50% em seu preço no último ano (resultado de uma combinação de quebra de safra nas regiões produtoras da Europa e uma valorização significativa do dólar), muitos consumidores precisaram reconsiderar suas opções e até mesmo substituir o azeite de oliva.

Confira 4 opções de óleos para substituir o azeite de oliva
Confira 4 opções de óleos para substituir o azeite de oliva
Foto: Freepik/Divulgação / Boa Forma

Com isso, inevitavelmente o aumento dos valores do produto acabou refletindo nos hábitos de consumo dos brasileiros: dados indicam uma redução na presença do azeite de oliva nas compras, com uma taxa de incidência caindo de 4,3% para 2,4% nas notas fiscais entre fevereiro de 2023 e fevereiro de 2024.

De acordo com a nutróloga Caroline Accorsi, este cenário desafiador acabou abrindo espaço no mercado para o crescimento de alternativas viáveis, que não apenas substituem esse tipo de óleo, mas também oferecem diferentes benefícios nutricionais.

Opções para substituir o azeite de oliva

Abaixo, Caroline cita opções que afirma serem boas escolhas para quem busca substituir o azeite de oliva, indicando os benefícios de cada um deles para a saúde.

Óleo de amendoim

O óleo de amendoim é rico em vitaminas E, B1 e B2. Além de ser uma opção saudável na cozinha, este óleo é estável quando aquecido, não alterando o sabor dos alimentos, tornando-se uma opção viável para realizar cozimentos de alta temperatura. A CRAS Brasil, liderando a exportação, expandiu sua capacidade de produção para atender à crescente demanda, especialmente de mercados internacionais como China e Europa.

Óleo de gergelim

O gergelim tem ganhado destaque devido à sua adaptabilidade às mudanças climáticas e baixo custo de produção. O óleo extraído é rico em ácidos graxos essenciais e bioativos, que podem ajudar na redução de problemas cardiovasculares. O óleo de gergelim é uma adição versátil na culinária, utilizado tanto para refogar quanto para adicionar um sabor distinto a molhos e marinadas.

Óleo de coco

Um favorito entre os veganos, o óleo de coco é conhecido por suas propriedades funcionais, incluindo ações antiviral e antibacteriana. É uma excelente fonte de ácidos graxos e antioxidantes. O óleo de coco é extremamente versátil, podendo ser usado tanto em altas temperaturas quanto em temperos para saladas ou como substituto da manteiga em receitas veganas de doces.

Azeite de dendê

Com seu sabor e aroma característicos, o azeite de dendê é um pilar da culinária afro-brasileira. Além de ser um excelente óleo para cozinhar em altas temperaturas e refogar alimentos, suas propriedades nutricionais incluem ômega 6 e 9, e vitaminas A e E, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico e prevenção do envelhecimento precoce.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade