PUBLICIDADE

Água tônica engorda? Faz mal? Qual a origem? Descubra curiosidades

Queridinha dos amantes de coquetéis, bebida chegou a ser usada como remédio

1 mar 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários

Aos amantes de água tônica, um brinde! Não é de hoje que a bebida se tornou queridinha entre os amantes de coquetel e os fãs de gosto amargo, mas você sabia que, antes desse hype em pleno século 21, a tônica já foi usada no passado como remédio para tratar malária?

Isso pelo fato da bebida levar em sua composição o quinino, que possui propriedades capazes de amenizar sintomas de doenças. No século 17, quando foi descoberta, era usada por colonizadores europeus para tratar a malária. 

De lá pra cá, muita coisa mudou, porém para a maior parte de seus consumidores, informações sobre a água tônica (a que vai na mistura com o gin) continuam sendo um mistério. Por exemplo:

Água tônica é ou não é um refrigerante?

Resposta: não é! Ao contrário, é uma mistura de água gaseificada, açúcar, aromas e o quinino. 

Consumo de água tônica deve ser feito com moderação, avalia especialista
Consumo de água tônica deve ser feito com moderação, avalia especialista
Foto: bluehill75

Água tônica engorda?

Por conta do açúcar, sim. Além disso, sua versão tradicional deve ser evitada por pessoas que têm diabetes. 

Ao Terra, o nutricionista Felipe França explica quando que o consumo da bebida pode ser perigoso e fazer mal à saúde: 

  • Em altas doses: O quinino, em grandes quantidades, pode levar a efeitos colaterais graves, como arritmias cardíacas, alterações na audição ou visão, e até mesmo trombocitopenia (redução do número de plaquetas no sangue).
  • Em combinação com certos medicamentos: O quinino pode interagir com certos medicamentos, aumentando o risco de efeitos colaterais.
  • Para pessoas com sensibilidade ao quinino: Algumas pessoas podem ter uma sensibilidade ou alergia ao quinino, o que pode causar sintomas como erupções cutâneas, urticária e náuseas.

"É importante notar que, como o quinino seja usado em pequenas quantidades na água tônica, o consumo moderado é geralmente seguro para a maioria das pessoas. No entanto, se você tem alguma condição de saúde específica ou está tomando medicamentos, é aconselhável consultar um médico antes de consumir água tônica regularmente", finaliza o especialista. 

6 alimentos que ajudam a desinflamar o corpo 6 alimentos que ajudam a desinflamar o corpo

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade