Água com berinjela é bom para quê?
Vegetal contém fibras solúveis, antioxidantes e compostos fenólicos
A água de berinjela — feita ao deixar fatias do legume de molho por algumas horas — é uma receita popularmente associada à redução do colesterol, melhora da glicemia e até auxílio no emagrecimento. Mas, do ponto de vista da medicina baseada em evidências, os dados ainda são muito limitados.
"A berinjela contém fibras solúveis, antioxidantes e compostos fenólicos que, em alguns estudos, mostraram potencial para reduzir o colesterol LDL e melhorar o metabolismo. No entanto, os efeitos observados ocorreram com o consumo da berinjela em si, ou de seus extratos concentrados — e não há evidência robusta sobre os benefícios da “água de berinjela” isoladamente", explica a Dra. Nathalia Felix, médica nutróloga, membro da Comissão Científica da Associação Brasileira de Nutrologia.
Se alguém quiser experimentar, a especialista diz que é importante reforçar que ela não substitui medicamentos, nem deve ser encarado como tratamento. "Além disso, pessoas com problemas hepáticos, renais ou que usam anticoagulantes devem evitar o uso frequente sem orientação médica", alerta.