Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Acelerar o passo na caminhada reduz a chance de diabetes tipo 2, revela estudo

Pessoas com diabetes tipo 2 correm maior risco de complicações microvasculares e macrovasculares e de uma esperança de vida reduzida

5 dez 2023 - 14h17
(atualizado em 5/12/2023 às 12h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Caminhar em um ritmo rápido está associado a um risco quase 40% menor de desenvolver diabetes tipo 2
Caminhar em um ritmo rápido está associado a um risco quase 40% menor de desenvolver diabetes tipo 2
Foto: iStock

Um recente estudo sobre caminhada e o risco de desenvolver diabetes tipo 2 revelou que não é apenas a frequência, mas também a velocidade, que desempenha um papel crucial na redução de chances de desenvolver a doença. 

Publicada no British Journal of Sports Medicine, a pesquisa indicou que caminhar em um ritmo rápido está associado a um risco quase 40% menor de desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde na vida.

Os pesquisadores analisaram 10 estudos anteriores realizados entre 1999 e 2022, que investigaram a relação entre a velocidade de caminhada e o desenvolvimento de diabetes tipo 2 em adultos dos Estados Unidos, Reino Unido e Japão. 

Após um acompanhamento médio de oito anos, foi observado que, em comparação com a caminhada fácil (3,2 km/h), aqueles que caminhavam em um ritmo médio (4,8 km/h) tinham um risco 15% menor, enquanto caminhar em um ritmo bastante rápido (6,4 km/h) estava associado a um risco 24% menor.

A caminhada rápida, superior a 6,4 quilômetros por hora, proporcionou o maior benefício, com uma redução de 39% no risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Perder 500 calorias só com caminhada? Conheça o método Perder 500 calorias só com caminhada? Conheça o método

“A velocidade de caminhada é uma medida sensível e confiável do estado geral de saúde e um sinal vital para a capacidade funcional. As evidências sugerem que uma velocidade de marcha mais rápida pode levar a uma maior resposta fisiológica e, portanto, pode estar associada a benefícios de saúde mais favoráveis do que a caminhada lenta”, diz o principal autor do estudo, Dr. Ahmad Jayedi, pesquisador assistente do Centro de Pesquisa sobre Determinantes Sociais da Saúde da Universidade de Ciências Médicas de Semnan, no Irã.

Uma velocidade de marcha mais rápida pode levar a uma maior resposta fisiológica
Uma velocidade de marcha mais rápida pode levar a uma maior resposta fisiológica
Foto: iStock

Diabetes tipo 2

O diabetes tipo 2 é uma doença crônica progressiva, reconhecida como um dos distúrbios metabólicos mais comuns em todo o mundo. Pessoas com diabetes tipo 2 correm maior risco de complicações microvasculares e macrovasculares e de uma esperança de vida reduzida. 

Os agravamentos microvasculares mais comuns são: neuropatia, retinopatia, nefropatia e isquemia. Destaca-se no nível macrovascular o desenvolvimento da cardiopatia isquêmica, doença cerebrovascular e doença vascular periférica.

Atualmente, o número de adultos com diabetes em todo o mundo é de 537 milhões e prevê-se que este número aumente para 783 milhões até 2045, de acordo com a pesquisa.

10 alimentos saudáveis para quem tem diabetes 10 alimentos saudáveis para quem tem diabetes

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade