PUBLICIDADE

A mensagem que a influenciadora Isabel Veloso, com câncer terminal, quer deixar quanto partir

Isabel Veloso, de 17 anos, diagnosticada com Linfoma de Hodgkin, vive agora o período terminal do câncer. Mesmo com uma doença incurável, a paciente mantém sorriso no rosto e compartilha recado para depois de sua morte

12 abr 2024 - 13h51
(atualizado em 17/4/2024 às 15h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Com mais de 2 milhões de seguidores, Isabel Veloso, de 17 anos, compartilha sua história de vida através de relatos na internet, por vídeos, fotos e textos. Diagnosticada com um câncer terminal, ela agora vive seus últimos momentos ao lado do noivo, Lucas Borbas, com quem irá se casar nos próximos dias. De praxe, realizará um de seus grandes sonhos: o matrimônio.

A emocionante história de Isabel Veloso

A mensagem que a influenciadora Isabel Veloso, com câncer terminal, quer deixar quanto partir
A mensagem que a influenciadora Isabel Veloso, com câncer terminal, quer deixar quanto partir
Foto: Reprodução/Instagram / Bons Fluidos

Isabel Veloso, que nasceu e cresceu no interior do Paraná, começou a presenciar os primeiros sintomas dias antes de completar 15 anos. Foram inúmeras consultas médicas até que, um dia, uma profissional da saúde perguntou se Isabel sempre teve o coração batendo do lado direito do peito. Assustada, ela disse que não. Mas, de fato, o órgão estava deslocado. E o que causava essa distorção era um tumor do tamanho de uma bola de basquete que crescia em seu tórax.

Para além do tamanho do câncer, os pulmões também estavam comprometidos, isso porque o tumor impulsionada a produção de líquidos. Ao todo, foram drenados 9,5 litros dos pulmões de Isabel. Imediatamente, os exames foram feitos e o diagnóstico surgiu: Linfoma de Hodgkin.

Foram três anos de tratamento. De início, sessões de quimioterapia, que não surtiram efeito. Depois, imunoterapia. Esta, sim, gerou bons resultados quanto ao câncer de Isabel. O tumor havia diminuído e as células cancerígenas não evoluíam como antes. Um terceiro tratamento foi proposto: o transplante de medula óssea.

O procedimento foi feito e, dias depois, a novidade: a nova medula "pegou", como dizem quanto o transplante é exitoso. Esta poderia ser uma das saídas para sua cura. Tudo parecia ir bem quando Isabel, dias depois, sentiu um caroço em seu pescoço. O retorno ao hospital também marcou o retorno do câncer.

Novas sessões de imunoterapia foram agendadas. O lado bom: o procedimento, de fato, evitava a proliferação das células cancerígenas. O lado ruim e decisivo para Isabel: este e qualquer outro protocolo de tratamento não iriam mais curar seu câncer, ou seja, ela precisaria conviver eternamente com o tumor. Além disso, a imunoterapia lhe causava dores estrondosas, que não chegavam a passar com morfina ou qualquer outro medicamento. Em sua última sessão, inclusive, Isabel chegou a perder o movimento das pernas e, arriscar outra imunoterapia poderia causar efeitos irreversíveis em seu corpo.

A decisão de Isabel e dos médicos foi estacionar as tentativas de frear o câncer e iniciar os cuidados paliativos, ou seja, práticas oferecidas aos pacientes com doenças incuráveis que visam diminuir o sofrimento físico e mental, como as dores, no caso de Isabel, por exemplo.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por zabéu ツ (@isabelvelosoo)

Entrevista emocionante

No dia 9 de abril, o comediante e cartunista Rogério Vilela, que comanda o podcast Inteligência Ldta, entrevistou Isabel Veloso e seu noivo, Lucas Borbas, numa conversa para lá de emocionante. Foi ali que Isabel pôde reunir em um só conteúdo toda sua história de vida. Sempre com um sorriso no rosto, a influenciadora contava sobre os tratamentos, as decisões e também sobre seu momento atual.

O questionamento que fica para o espectador: como uma jovem de 17 anos mantém seu pensamento alegre e fala calma mesmo sabendo que, em meses, não estará entre nós, segundo seus médicos? A pergunta vira uma lição. Isabel ainda conta que, em anos, esta é a primeira vez que ela se sente bem, física e mentalmente, graças aos cuidados paliativos. Preparada para a partida, ela agora realizará o sonho do casamento e, havendo tempo, ainda deseja fazer uma viagem internacional ao lado do marido.

A mensagem que Isabel Veloso deixará

Ao final do programa de 1h43, Rogério Vilela, nitidamente emocionado, perguntou para Isabel que mensagem ela gostaria de deixar para o pessoal que está assistindo ao vídeo depois que ela se for. Foram poucas as vezes em que a influenciadora ameaçou chorar durante a conversa. Essa foi uma delas.

"Eu sei que, quando eu me for, será um momento de alívio. Só que eu sei que eu não terei mais lembrança nenhuma, mas eles vão [família e marido], vocês vão. Só viva. Eu só pediria: respire por mim o que eu não pude respirar. Viva por mim o que eu não pude viver. Ame o que eu não pude amar. Aproveite seu filho da forma que eu nunca vou poder ter a experiência, quem sabe. Só aproveite. Faça o que eu gostaria de fazer", disse.

Essa entrevista é, com certeza, uma virada de chave, uma lição, uma tomada de consciência para quem assiste. Fica aqui nosso convite. Confira o vídeo abaixo:

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade