PUBLICIDADE

5 maneiras de medir seu progresso fitness

Muito além da balança, a jornada fitness pode ser registrada de diversas (e eficazes) maneiras

6 jul 2022 - 10h19
Ver comentários
Publicidade

Quando você começa a se exercitar ou altera sua alimentação em prol da saúde, você quer ver os resultados. No entanto, embora vários programas de dieta e exercícios incentivem a pesagem, a balança não é o melhor juiz, já que n ão reflete mudanças na composição corporal, como ganhos ou perdas musculares.

Foto: SHVETS production/Pexels / Boa Forma

Outro ponto, é que peso da balança pode variar diariamente por vários motivos, o que pode fazer parecer que você não está progredindo. E para algumas pessoas, a ideia de subir em uma balança causa ansiedade e sentimentos de auto-aversão, o oposto do que significa melhorar o condicionamento físico, de acordo com Lauren Jenai, cofundadora do CrossFit e fundadora do Manifest.

Há diversas outras maneiras de se medir o progresso fitness, e independente da escolha, o importante é o fazer. Para a nutricionista Priscilla Benigno, através do registro a pessoa consegue ir tendo consciência do que está consumindo e o que está gastando de calorias ao longo do dia, e dessa forma pode chegar no final do dia se controlando melhor para obter sempre um saldo positivo do balanço calórico.

5 MANEIRAS DE MEDIR O PROGRESSO FITNESS

TIRE FOTOS

A cada quatro semanas, tire uma foto de frente e de lado no mesmo lugar e usando a mesma roupa - isso ajudará a notar as mudanças no seu corpo de mês a mês.  Além de notar pequenos avanços, isso pode fazer com que você se motive a continuar.

TIRE SUAS MEDIDAS

Uma coisa é verdade, os números não mentem. Meça seu pescoço, peito, cintura, quadris, bíceps e antebraço direitos e coxa e tornozelo. Algo que a balança nunca lhe dirá é se você está ganhando músculos e perdendo gordura, que é onde esse método pode ajudar.

Caso seja complicado tirar essas medidas sozinha, Priscilla explica os pontos principais: barriga e braço. "Medir a barriga sempre na altura do umbigo. Já o braço deve-se medir na altura da marca da vacina. Se a pessoa não tiver maraca da vacina, fazer da seguinte forma: medir o comprimento do braço do osso da escapula até os cotovelos, dividir essa medida ao meio, e fazer a aferição exatamente nesse comprimento mediano".

REGISTRE SUAS REFEIÇÕES E SEUS EXERCÍCIOS

"Quando você registra sua comida e atividade, você também registra sua consistência, e essa consistência é o que leva à melhoria da saúde e do condicionamento físico", diz Lauren. Rastreando essas informações ajuda a avaliar se o que você está fazendo está funcionando ou não, se são necessárias alterações e se você está progredindo.

FAÇA EXAMES

Além da alimentação e exercícios, é importante monitorar sua saúde. Acompanhar os números do colesterol, triglicéride e níveis de glicose pode te ajudar a ver os resultados positivos na sua qualidade de vida. "O ideal é fazer uma revisão para avaliação entre 30 e 45 dias, pois dentro desse período podemos avaliar os resultados e também fazer os ajustes necessários para manter a eficácia do protocolo" conta Priscilla.

OBSERVE SUAS ROUPAS

Muitas vezes não somos capazes de notar a nossa própria evolução apenas observando o corpo. Embora você possa notar a diferença entre números e observar as mudanças por meio de fotos, nada diz a verdade como as roupas - Se seu corpo está começando a se remodelar por causa do seu novo estilo de vida, você verá o caimento de suas roupas mudarem.

Boa Forma
Publicidade
Publicidade