PUBLICIDADE

5 exercícios físicos que aliviam o estresse e a ansiedade

A atividade física é um santo remédio para a saúde mental, por isso, veja algumas atividades que aliviam o estresse e a ansiedade já no primeiro treino

31 mar 2023 - 15h15
Compartilhar
Exibir comentários

Inúmeros estudos, matérias de jornal e até posts no Instagram falam da importância dos treinos para a saúde mental. De fato, os exercícios físicos são importantíssimos para aliviar o estresse e a ansiedade, além de colaborarem para a saúde do corpo. 

Existem praticam que conhecidamente aliviam o estresse e a ansiedade
Existem praticam que conhecidamente aliviam o estresse e a ansiedade
Foto: Andres Ayrton / Pexels/Divulgação / Boa Forma

Se você não sabe por onde começar, não tem problema. Abaixo, listamos algumas ideias que são, conhecidamente, um santo remédio para o estresse e a ansiedade e vão melhorar a sua saúde mental já nos primeiros treinos. 

5 EXERCÍCIOS FÍSICOS QUE ALIVIAM O ESTRESSE E A ANSIEDADE

Caminhada

A caminhada é um exercício simples, acessível e sem contraindicações que pode ser feito todos os dias - basta um tênis adequado e tempo. Segundo a Anxiety and Depression Association of America, uma associação norte-americana de pesquisa sobre ansiedade e depressão, uma caminhada de 10 minutos já é o suficiente para restaurar a calma e pode ser tão benéfica quanto uma caminhada de 45 minutos ou mais quando o assunto é reduzir o estresse. 

Corrida

Se o seu corpo permitir e você não tiver outras contraindicações (como problemas nos joelhos), correr é outra ótima opção para alívio desses sintomas. Se for ao ar livre, então, melhor ainda. Aqui, a principal dica é escolher uma rota segura - isto é, sem muitas subidas ou com vias esburacadas) e optar por tênis adequados para a prática. 

Treino HIIT

Se você não tem muito tempo, um treino HIIT pode fazer maravilhas pela sua ansiedade e sensação de estresse. Esses treinos, intensos e mais curtos, desafiam os seus músculos, a sua concentração e, claro, a sua coordenação. É por isso que ele é tão efetivo para quem precisa desestressar, já que exige toda a sua capacidade de concentração e foco, mesmo que por um breve período. Resultado: você sai da prática mais energizada e com a mente mais tranquila.  

Yoga

Por mais que o yoga seja uma prática de baixo impacto, ela exige concentração e, principalmente, uma diminuição do ritmo - de movimentos, da respiração e, por consequência, da mente. Existem, inclusive, posições que lidam diretamente com sensações de estresse e ansiedade, e os exercícios de respiração comumente incluídos nas práticas também aliviam os sintomas. 

Dança

Quer você coloque a sua música favorita para dançar na sala de casa, quer faça uma aula de dança energizante, dançar é um exercício divertido, que movimenta o corpo todo e, de quebra, alivia o estresse. 

5 PRODUTOS ESSENCIAIS PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS

Ok, você já escolheu o exercício que vai praticar para diminuir o estresse e a ansiedade, hora de contar com os acessórios adequados para praticar cada uma dessas atividades com segurança. Para isso, montamos uma lista com cinco produtos que vão ajudar você nessa tarefa: 

1.

2.

3.

4.

5.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade