3 dicas de como acabar com fungos nas unhas rapidamente
Essa infecção pode afetar mais alguns grupos, como idosos; tratamento deve ser feito à risca e pode levar até 1 ano, mas há alternativas
A presença de fungos nas unhas, quadro também conhecido como micose de unha ou onicomicose, é uma infecção que pode trazer uma série de problemas para a saúde das unhas, dos pés e das mãos. Por isso, é essencial saber como acabar com fungos nas unhas rapidamente para começar a resolver o problema com agilidade.
Existem diferentes sintomas que indicam a presença de fungos nas unhas. Além disso, a presença desse tipo de micose pode afetar mais alguns grupos, como pessoas com diabetes não controlada, idosos e pessoas com mais de 40 anos, além daquelas com doenças que comprometem a imunidade, como câncer, ou que utilizam antibióticos com frequência.
O que são fungos?
Os fungos são organismos que se alimentam de matéria orgânica, seja ela viva ou morta, e muitos podem apresentar comportamentos de parasitas. Os fungos dermatófitos são aqueles que se alimentam de queratina e estão por trás de micoses em áreas como cabelos, pele e unhas.
Quais são os tipos de fungos?
Existem diferentes tipos de fungos que podem causar a chamada onicomicose ou micose de unha, entre eles, os principais são:
- Epidermophyton;
- Microsporum;
- Trichophyton;
- Candida albicans.
No caso do Candida albicans, ele é responsável pela micose conhecida como unheiro ou paroníquia, na área das unhas.
Quais os sintomas de fungos nas unhas?
Vários sintomas podem indicar a presença de fungos nas unhas e são sinais de que é necessário procurar ajuda médica. No caso de micoses, é recomendado buscar a avaliação de profissionais especializados em dermatologia:
- Descolamento da borda da unha;
- Presença de áreas ocas na unha, com acúmulo de fungos, bactérias e queratina, que adquirem cores esbranquiçadas ou amareladas;
- Espalhamento dessas áreas pela unha ou para unhas de um ou mais dedos;
- Cores de unhas opacas;
- Unhas quebradiças e frágeis, que esfarelam ou mesmo podem sair com facilidade;
- Deformidades na superfície da unha;
- Maior espessura da unha;
- Dores;
- Mau cheiro;
- Presença de material por baixo da unha, similar a uma massa.
Grupos como idosos, pessoas com mais de 40 anos e grupos que fazem uso de remédios como antibióticos e que tenham a imunidade comprometida podem desenvolver micose de unha com mais frequência.
Além disso, traumas nas unhas causados por atividades como esportes e umidade frequente nas mãos e nos pés podem aumentar o risco da doença.
Quais os tipos de fungos nas unhas?
Os diferentes causadores de micose de unha podem provocar variados tipos da doença. Os mais comuns são:
- Micose de unha subungueal distal lateral, que afeta frequentemente as unhas do pés, as deixando com aspecto marrom-amarelado nas laterais ou pontas das unhas, por baixo dela;
- Micose subungueal proximal, que ocorre na região próxima à cutícula e que deixa a unha amarelo-esbranquiçada e mais fina;
- Micose superficial branca, que apresenta manchas brancas e opacas por toda a superfície da unha;
- Micose endoníaca, que provoca o aumento da espessura da unha, que fica em tons de marrom-amarelo;
- Candidíase, que começa em tecidos moles ao redor da unha e se espalha com o tempo.
Se não for corretamente tratada, a micose de unha pode ocasionar a chamada micose distrófica total, que envolve a destruição de toda a área da unha.
3 dicas de como acabar com fungos nas unhas rapidamente
1. Medicamentos antifúngicos
Após consulta com dermatologista, é provável que o profissional realize a indicação de uma série de medicamentos que tenham propriedades antifúngicas.
Geralmente é indicado utilizar pomadas e loções, bem como esmaltes como o ciclopirox olamina e a amorolfina. Comprimidos também podem ser receitados, como a terbinafina ou itraconazol. O tratamento pode ser prolongado, levando entre 6 meses a 1 ano.
2. Laser
Os profissionais de dermatologia também podem indicar o uso de laserterapia, especialmente em situações crônicas nas quais a micose surge com recorrência.
Assim, o fungo é eliminado com os raios infravermelhos do laser, o que pode aumentar a eficácia do tratamento.
3. Remoção da unha
Em situações graves, o médico dermatologista também pode recomendar a remoção da unha comprometida pelos fungos e o uso de medicação no local para a recuperação da área e eliminação dos causadores da micose.
Ainda existem opções de tratamento caseiras para a micose de unha, que geralmente evitam o surgimento de bactérias, como água-oxigenada e vinagre. Porém, essas alternativas podem funcionar melhor se combinadas ao uso de medicamentos indicados por dermatologistas.
Como evitar fungos nas unhas?
É possível evitar fungos nas unhas com bons hábitos de higiene, como manter as unhas sempre secas, curtas e limpas. Por isso, é recomendado sempre enxugar bem as mãos e os pés, bem como por entre os dedos, após o banho ou atividades com água.
Também é recomendado usar calçados como chinelos em áreas como piscinas, saunas, vestiários e banheiros públicos, para evitar a contaminação. Outra medida de precaução é evitar o uso de sapatos fechados por muito tempo, já que o calor e a umidade do suor aumentam a proliferação de bactérias e fungos. O uso de meias de algodão, que facilita a transpiração, também é indicado.
Além disso, é preciso sempre tomar cuidado com os materiais usados em serviços como manicure e pedicure. Itens como alicates, lixas, espátulas e algodões não devem ser compartilhados, para evitar a transmissão de fungos que causam micose de unha.
Se você quer mais dicas sobre saúde e estilo de vida saudável, navegue pelos conteúdos do Terra Você e fique por dentro de todas as novidades do mundo do bem-estar!