Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Yudi Tamashiro detalha burnout: "Parece que um desespero toma conta de você"

Após diagnóstico, apresentador fechou agenda, programa viagem aos Estados Unidos e foca em tratamento espiritual

26 mai 2023 - 12h11
(atualizado às 17h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Yudi em participação no SBT
Yudi em participação no SBT
Foto: Reprodução/ Instagram @yuditamashiro

Com duas empresas, curso, podcast e gravações para TV, Yudi Tamashiro não se surpreendeu ao descobrir que o aperto no peito e no estômago, entre outros sintomas, eram sinais de burnout. O apresentador foi diagnosticado com a doença após ir à emergência médica na última terça-feira (23).

"Eu já tive, várias vezes, irritações grandes, de não querer escutar ninguém. 'Se vier falar comigo, só venha com solução porque senão, eu explodo'. Mas nesse nível, foi a primeira vez. Parece que um desespero toma conta de você", contou, em entrevista ao Terra.

Assim como disse sua esposa, a cantora Mila, Yudi frisou que o diagnóstico veio como uma confirmação do que ele já sabia: estava trabalhando demais. Além do retorno ao SBT, onde participou do quadro “Cantando em Família”, do Programa Silvio Santos, e gravou o piloto do novo "Programa Livre", Yudi montou uma empreiteira no Japão, um escritório para cuidar do marketing digital de empresas e gerenciar sua própria carreira no Brasil, produz um podcast e criou um curso de comunicação.

"Aí chegou um dia, três dias atrás, que eu acordei com um monte de mensagem no meu WhatsApp pra eu resolver. Senti minha boca ficar seca, minha mão começar a formigar, aperto muito grande no estômago - eu já tenho gastrite nervosa -, um aperto no peito de desespero. Me perguntei: o que está acontecendo comigo? E aí eu fui pro hospital", detalhou. Na unidade, ele tomou um calmante e realizou uma série de exames até que recebeu o diagnóstico.

Atenção com o corpo e espírito

Agora, que sabe a raiz do seu problema, a primeira medida adotada por Yudi foi trancar sua agenda profissional temporariamente. Ele pretende priorizar melhor os compromissos para não voltar a se sobrecarregar.

"A única coisa que eu não parei foi de fazer a obra de Deus, de pregar nas igrejas porque é algo que me faz bem. Compartilho do que estou vivendo, do meu desespero, minhas aflições, deixo tudo ali", disse o apresentador que conversou com o Terra, na manhã desta sexta-feira (26), direto do Rio de Janeiro. Ele viajou justamente para pregar na igreja do pastor Claudio Duarte.

Como o tratamento para questões de saúde mental, a exemplo do burnout, é multidisciplinar, Yudi também pretende cuidar da alimentação e voltar a fazer atividade física. Por outro lado, ele não considera fazer acompanhamento psicológico no momento.

"Eu já passei por psicóloga, uma psicóloga cristã, mas eu sei que é trabalho mesmo. Com o lado espiritual, eu conheço os meus erros, é questão de querer abraçar o mundo. Então, acredito que agindo dessa forma [equilibrando trabalho, vida social e descanso], eu vou ter mais segurança", defende.

Qual o tratamento para burnout?

Doença ocupacional tecnicamente definida como "estresse crônico de trabalho que não foi administrado com sucesso", o burnout hoje atinge milhões de trabalhadores ao redor do mundo. Só no Brasil, uma pesquisa de 2019 do International Stress Management Association (Isma-BR) diz que 32% da população economicamente ativa do país sofreu com o problema.

Para pessoas com sintomas ou já diagnosticadas com a doença, recomenda-se tratamento psicoterápico e psiquiátrico - o psiquiatra pode avaliar a necessidade de prescrever  antidepressivos e/ ou ansiolíticos. A prática regular de atividades físicas, o cultivo de hábitos que priorizem o bem-estar pessoal e o afastamento do ambiente adoecedor, quando possível, também são medidas eficazes no tratamento.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade