PUBLICIDADE

Dia da Meditação: cuidar da saúde mental nunca foi tão essencial como agora; entenda

Ainda que uma prática antiga, meditar tem sido refúgio cada vez mais comum para uma vida saudável, equilibrada e com bem-estar

21 mai 2024 - 05h00
(atualizado em 27/5/2024 às 14h21)
Compartilhar
Exibir comentários
A meditação é alternativa de bem-estar para milhões no mundo todo
A meditação é alternativa de bem-estar para milhões no mundo todo
Foto: Drobot Dean / Adobe Stock

O mundo gira depressa, pessoas partem de um ponto a outro a cada segundo, veículos cruzam cidades, países e continentes, afinal a vida é cheia de detalhes incontroláveis, mas um deles chegou e transformou a rotina de modo imperceptível e igualmente desgastante: o volume de dados e informações que você lida diariamente. E com essa nova dinâmica, saúde mental e bem-estar são postos à prova, mas assim como no passado, hoje, a meditação é refúgio e uma oportunidade de se reconectar à paz e a si mesmo. 

21 de maio: Dia Mundial da Meditação 

A data não carrega somente o simbolismo de uma das práticas mais antigas da humanidade – a meditação tem origens remotas na Índia, porém só passou a ser difundida no Ocidente no século XX –, reforça a necessidade do autocuidado para uma vida plena. 

  • Redução do estresse 
  • Controle da ansiedade 
  • Concentração 
  • Autoconhecimento e autoaceitação 
  • Um sono melhor 

Esses são alguns dos benefícios que a meditação proporciona aos praticantes segundo diversos estudos e pesquisas já realizados no mundo todo. Nos últimos anos, meditar tem sido uma das atividades dos brasileiros para maior cuidado emocional e psicológico.

E por que as pessoas têm buscado se cuidar melhor nessas esferas? O percentual de afastamentos e aposentadorias por conta da saúde mental cresceu quase 40% em 2023, segundo dados do INSS.

Mais do que tratar, hoje, é preciso prevenção, o que faz da meditação uma opção acessível: levantamento do Instituto Cactus junto com a AtlasIntel já apontou que quase 12% dos brasileiros realiza tratamentos alternativos, como meditação, fitoterapia e ioga. 

A vida moderna, o celular e a meditação 

Hoje, os smartphones são quase uma extensão do corpo, e assim como são ferramentas poderosas para otimizar tarefas e ajudam cuidar da saúde – existem apps de treinamento físico, consultas online e para dormir melhor –, podem ser vilões do bem-estar. As redes sociais aumentaram significativamente a massa de informações e o volume de estímulos mentais diários.

  • Brasileiros passam mais de 5h no celular diariamente; dados do relatório State of Mobile, da Data.Ai; 
  • O Brasil tem mais smartphones do que pessoas no país, aponta a FGV. 

Mas não é só por aqui que a interação entre pessoas e celulares tem afetado a rotina, com possibilidade até de impactar a saúde mental: 

  • Adolescentes americanos recebem mais de 230 notificações por dia no celular, segundo estudo; 
  • O número chegou a bater mais de 5 mil em alguns casos, ainda segundo a pesquisa; 
  • Alguns dos participantes chegam a conferir o celular mais de 400 vezes por dia
  • A pesquisa foi feita pela ONG Commom Sense Media e pelo Hospital Pediátrico C.S. Mott, e os números variaram entre analisados.

A questão central tem deixado de ser apenas o uso do celular, mas a forma como ele é utilizado, já que o ambiente digital tem se transformado em um lugar para autocuidado físico e mental.

Baixe o Atma: experimente meditações guiadas pelo Monge Satyanatha.

Meditação: um antigo-novo jeito de se conectar consigo

Já reconhecida como um estilo de vida saudável, a prática tende a ser uma alternativa acessível, com muitas opções e técnicas de meditação para todos os momentos do dia ou necessidades individuais. Existem 2 modalidades que mensalmente são muito pesquisadas e despertam curiodidade: 

Meditação guiada 

Essa opção de prática é uma das mais indicadas para iniciantes, que normalmente têm dificuldades de meditar por conta própria no início, contudo não se resume a esse público. Consiste na ideia de que um instrutor ou guia conduza o praticante por meio de uma série de instruções para que haja foco e relaxamento máximos. Os seus principais benefícios são: 

  • Acessível: é fácil encontrar conteúdos do tipo na internet, principalmente por meio de aplicativos especializados no tema;
  • Concentração e relaxamento profundo: um instrutor pode convidar meditadores a criarem visualizações mentais ou mesmo auxiliar com técnicas específicas de respiração. As orientaçoes também trazem a mente para o agora e evitam distração. 

Aprenda a meditar de maneira simplificada: baixe o Atma e solicite, grátis, o Guia para Iniciantes na home do app.

Meditação Mindfulness (Atenção Plena) 

Conhecida também como meditação para atenção plena, essa prática envolve voltar-se completamente ao momento presente, totalmente consciente sobre ele e sem qualquer tipo de julgamento. 

Nos últimos anos, ganhou popularidade justamente por ser facilmente incorporada ao dia a dia. Minfulness não é somente uma modalidade de meditação, é um estilo de vida, e por isso, pode ser acessado até mesmo em meio às atividades cotidianas, como tomar café da manhã, checar os e-mails ou escovar os dentes antes de dormir. 

Ainda tem dúvidas sobre a meditação?

Incluir a meditação na rotina pode parecer uma atividade extra a se fazer, mas vários mitos sobre a prática acabam por afastar interessados em praticar, contudo, uma de suas grandes vantagens é a possibilidade de integrá-la ao dia a dia. Veja 7 fatos sobre ela que podem mudar sua percepção sobre meditar.

Meditação: 7 fatos que podem mudar sua percepção sobre a prática; confira Meditação: 7 fatos que podem mudar sua percepção sobre a prática; confira

Comemore o Dia Mundial da Meditação com o Atma

Celebre a data e adote hoje mesmo um novo hábito saudável. No Atma, você pode explorar mais de 1.000 conteúdos exclusivos, como meditações guiadas pelos especialistas Monge Satyanatha e Luiza Bittencourt, além de sons de fundo da natureza e músicas para relaxar.

Baixe o App Grátis | Siga @atma.vc | Ouça no Spotify

O Atma acredita que a meditação é para todos. A degustação abaixo é gratuita para você aproveitar:

ATMA Seu app de meditação
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade