1 evento ao vivo

Raspadores de língua: necessário ou superficial?

Você já conhece os raspadores de língua? Descubra os benefícios deste cuidado bucal.

13 fev 2021
20h00
atualizado em 19/2/2021 às 17h05
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
None
None
Foto: Reprodução: Instagram / Alto Astral

Para ter uma boca saudável, apenas escovar os dentes não é o suficiente. Deixar de lado as bochechas, gengiva, e principalmente a língua pode trazer danos prejudiciais à sua saúde bucal. Desta forma, é necessário limpar toda a superfície da boca, visto que as sujeiras não ficam apenas entre os dentes.

Como a língua é um dos órgãos principais, é necessário uma higienização completa e regrada para que ela fique saudável. Para auxiliar nesta tarefa, um dos objetos que ajudam nesta limpeza é o raspador de língua.

Os benefícios

Segundo Edmilson Pelarigo, odontólogo e diretor clínico da OrthoDontic, o corpo possui algumas formas de expelir toxinas que não são absorvidas pelo organismo. Estas toxinas formam uma camada esbranquiçada na língua chamada saburra, que além de causar o mau hálito, pode ser sinal de outras doenças, como diabetes ou até mesmo problemas no fígado.

A raspagem serve para remover esta camada com eficácia e pode ser realizada sempre para finalizar o processo de higienização, após a utilização do fio dental e da escovação. "Raspar a língua diariamente evita que as toxinas expelidas sejam engolidas, voltando para o corpo. A produção de saliva e a saúde bucal como um todo são beneficiadas, assim como o hálito do paciente.", afirma o doutor.

Como usar?

  1. Segure pelas alças e coloque a curva maior no fundo da língua;
  2. Com cuidado, puxe de trás para frente, aplicando uma leve pressão;
  3. Enxágue e siga com sua rotina de higiene bucal.

Qual o melhor modelo?

Os materiais mais comuns na fabricação de raspadores de língua são os de plásticos, de aço inox e o de cobre. Edmilson explica que os raspadores feitos de metal inoxidável (cobre e aço inox) possuem uma limpeza mais efetiva em comparação com os outros.

"Eles não acumulam resíduos, são esterilizáveis e mais duradouros, ou seja, se bem preservados não precisará comprar outro".

Divulgação: Holistix
Divulgação: Holistix
Foto: Alto Astral

Priorize a escovação

O raspador ajuda a completar a limpeza bucal e elimina as bactérias da boca (saburra), mas lembre-se que o objeto não substitui a escova de dentes, e nem o fio dental. "Deve ser usado com sua correta indicação, removendo a saliva mais grossa, que seria a matéria alba", confirma Ana Paula Quinteiro, dentista, mestra em odontologia e especialista em implantodontia.

Existe alguma contraindicação?

Edmilson explica que a ferramenta não pode ser utilizada se a pessoa estiver com úlceras, feridas ou sangramentos na boca. "Também não podem ser compartilhados com outras pessoas", finaliza o profissional.

Texto: Beatryz Gaia e Holistix / Consultoria: Dra. Ana Paula Quinteiro e Dr. Edmilson Pelarigo

Veja também:

Mitos e Verdades Sobre o Dente de Leite
Alto Astral
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade