Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quem mora no litoral vive mais? Veja o que diz estudo

A presença do mar parece influenciar em diversos aspectos que beneficiam a saúde e, consequentemente, a longevidade. Por isso, elementos como o clima ameno e a qualidade superior do ar são frequentemente mencionados como fatores que contribuem para a saúde respiratória e o bem-estar geral

12 ago 2025 - 16h30
Compartilhar
Exibir comentários

Qual a relação entre cidades do litoral e longevidade? Estudos recentes têm evidenciado a relação entre a localização geográfica e a expectativa de vida das populações. Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Ohio, publicada na revista Environmental Research, revelou que pessoas que residem próximas à costa tendem a viver mais do que aquelas situadas em áreas urbanas mais afastadas do mar. Assim, analisando os dados de mais de 66 mil pessoas, o estudo indica que a expectativa de vida média para indivíduos que vivem no litoral é de cerca de 80 anos, em contraste com os 78 anos observados em regiões urbanas próximas a rios e lagos.

Morar no litoral garante longevidade?
Morar no litoral garante longevidade?
Foto: Canva / Bons Fluidos

A presença do mar parece influenciar em diversos aspectos que beneficiam a saúde e, consequentemente, a longevidade. Por isso, elementos como o clima ameno e a qualidade superior do ar são frequentemente mencionados como fatores que contribuem para a saúde respiratória e o bem-estar geral. Além disso, residir próximo ao oceano pode proporcionar mais oportunidades de lazer ao ar livre, promovendo um estilo de vida mais ativo, essencial para manter a saúde física.

Por que viver no litoral pode prolongar a vida?

São muitos os fatores. Inicialmente, o ambiente de praia oferece características únicas que trazem impactos positivos à saúde de seus habitantes. Uma das vantagens mais óbvias é a presença de um clima mais ameno, que reduz o estresse térmico no corpo. Isso pode levar a uma menor incidência de doenças relacionadas ao clima, como problemas cardiovasculares, que são mais comuns em condições climáticas extremas.

Outro aspecto fundamental é a qualidade do ar. As áreas costeiras geralmente têm ar mais limpo e menos poluído em comparação com os centros urbanos, que são conhecidos pelos altos níveis de poluição. Assim, morar em um local com melhor qualidade do ar pode reduzir o risco de doenças respiratórias. Além disso, melhora a saúde geral, contribuindo para uma vida mais longa.

A pesquisa também destacou o papel do status socioeconômico na longevidade de quem vive perto da costa. A valorização das propriedades à beira-mar costuma ser elevada, afetando o custo de vida. De certa forma, atrai uma população com melhores condições econômicas. O que isso significa? Bom, pode resultar em melhor acesso a serviços de saúde de qualidade, alimentação saudável e oportunidades de lazer, os quais são cruciais para a saúde e longevidade.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade