Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quem foi Luis Fernando Verissimo? Saiba mais sobre a vida e a obra

O autor, reconhecido como um dos mais lidos do país, faleceu no último sábado (30), aos 88 anos, em Porto Alegre

31 ago 2025 - 17h33
(atualizado às 17h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Luis Fernando Verissimo, que estava internado desde o começo do mês com início de pneumonia, morreu no último sábado, aos 88 anos, em Porto Alegre. O legado do escritor, um dos mais lidos e admirados do país, no entanto, permanece vivo nos personagens que marcaram livros e jornais.

Luis Fernando Verissimo, reconhecido como um dos autores mais lidos do país, faleceu no último sábado (30), aos 88 anos
Luis Fernando Verissimo, reconhecido como um dos autores mais lidos do país, faleceu no último sábado (30), aos 88 anos
Foto: Reprodução/Youtube / Bons Fluidos

A trajetória de Luis Fernando Verissimo

Nascido em Porto Alegre, no dia 26 de setembro de 1936, o autor sempre esteve próximo da literatura. Isso porque o pai, Erico Verissimo, também era escritor, além de professor da Universidade da Califórnia e diretor cultural da União Pan-americana em Washington. Foram essas ocupações, aliás, que fizeram a família deixar o Brasil para morar nos Estados Unidos, quando Luis Fernando tinha apenas 16 anos.

Nos país, o jovem deu seus primeiros passos em direção à escrita e descobriu sua segunda paixão: o saxofone. Mas foi somente ao voltar para o território brasileiro que Verissimo passou a se dedicar aos textos. Ele iniciou, contudo, no jornalismo, trabalhando como revisor.

Em seguida, atuou como publicitário e, logo depois, migrou para as crônicas e contos, que foram publicados em diversos veículos, como 'O Estado de S.Paulo', 'O Globo', 'Veja' e 'Zero Hora'. "Eu comecei a escrever tarde, com mais de 30 anos. Até então só tinha feito algumas traduções do inglês e não tinha a menor intenção de ser jornalista ou escritor", lembrou, em entrevista à 'Época', em 2016.

As histórias, então, o consagraram como mestre do humor. Nos anos seguintes, Luis Fernando lançou uma série de livros e, em pouco tempo, conquistou o público com seus personagens marcantes. Um exemplo é o Analista de Bagé, apresentado em 1981. Já a Velhinha de Taubaté, de 1983, também se destacou entre os leitores.

O sucesso do autor foi tão grande que ele acabou ganhando espaço até na televisão. Seus textos foram adaptados para programas e séries na Rede Globo, com Verissimo atuando como roteirista. Essa nova empreitada resultou em 'A Comédia da Vida Privada', um de seus projetos de maior audiência na telinha.

Últimos anos

Por fim, o escritor acumulou mais de 80 títulos publicados e 5,6 milhões de cópias vendidas. Mas Luis Fernando não investiu somente na carreira. Na vida pessoal, manteve um casamento de mais de 50 anos com Lucia Verissimo, com quem teve três filhos.

Além disso, lançou discos com a banda Jazz 6, na qual tocava saxofone desde 1995. Os últimos anos de sua vida, no entanto, foram mais reservados, já que o autor enfrentava questões de saúde decorrentes de derrames e da doença de Parkinson.

Em entrevista à 'Folha de S.Paulo', sua esposa contou que a condição o deixou debilitado e com dificuldade para se comunicar. O escritor, contudo, permaneceu próximo do que amava, passando seus dias lendo, ouvindo jazz e recebendo cuidados da família.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade