PUBLICIDADE

Queda de cabelo no pós-parto: veja causas e como tratar

Entenda o que é eflúvio telógeno, condição que provoca a queda de cabelo no pós-parto, e o que fazer para tratar

22 out 2023 - 15h01
(atualizado em 23/10/2023 às 17h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Em recente entrevista, a atriz Claudia Raia contou que sofreu com queda intensa dos fios após o nascimento do seu último filho, Luca. A atriz de 56 anos relatou que perdeu tantos "tufos" que "sentiu uma peruca caindo do seu cabelo". 

A queda de cabelo no pós-parto é algo normal -
A queda de cabelo no pós-parto é algo normal -
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Durante a gestação, ocorre o aumento da produção hormonal, que afeta todo o organismo da mulher. Assim, é comum que os cabelos fiquem mais bonitos e caiam menos nesse período. Entretanto, algumas mulheres podem sofrer com uma queda de cabelo no pós-parto, explica a médica especialista em dermatologia, Dra. Lilian Brasileiro. 

Esse fenômeno chama-se eflúvio telógeno pós-gestacional e acontece em razão da diminuição acentuada dos hormônios femininos que mantém os cabelos fortes, brilhantes e densos durante a gestação, favorecendo a queda dos fios depois do nascimento do bebê. 

"Este quadro pode começar principalmente nos primeiros quatro a seis meses. Há uma baixa dos hormônios femininos no pós-parto e no pós-cesárea pelo próprio estresse do período pós-cirúrgico e muitas vezes em casos em que a paciente não descansa o suficiente, não se alimenta como deveria, além da questão da amamentação", explica. 

Cuidados após o parto

Segundo Lilian, a queda de cabelo pós-parto pode ser resolvido com a utilização de vitaminas para nutrir e fortalecer os fios. A partir do terceiro trimestre podem ser usadas substâncias como biotina, silício, ferro e zinco, além de ácido fólico. Além disso, alguns cuidados tópicos podem ser colocados em prática, como a utilização de loções.

"No consultório, após o nascimento, podem ser usados tratamentos como laser fracionado não ablativo e a técnica de microinfusão de medicamentos, associado também ao HydraFacial Keravive", revela a médica.

O procedimento, de acordo com ela, "fornece uma limpeza e esfoliação profunda que o paciente não consegue alcançar com lavagens regulares em casa, ao mesmo tempo em que infunde substâncias que nutrem o fio".

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade