Posso tomar whey protein mesmo sem fazer atividade física?
Entenda se o consumo da proteína do soro do leite traz benefícios para quem não frequenta a academia e quais são os cuidados necessários
O uso do whey protein tornou-se um hábito comum entre frequentadores de academia. Porém, uma dúvida frequente surge para aqueles que possuem uma rotina sem exercícios físicos.
É permitido consumir o suplemento mesmo sem praticar atividades físicas? A resposta curta é sim. Mas a ingestão de whey para quem não treina, exige uma análise cuidadosa. Afinal, precisa avaliar as reais necessidades do organismo e o contexto nutricional de cada indivíduo.
Usos do whey protein
A proteína é um macronutriente essencial para diversas funções biológicas. Além da construção de massa muscular, ela atua na produção de hormônios, no fortalecimento do sistema imunológico e na saúde da pele e do cabelo.
Por exemplo, para pessoas idosas. O suplemento pode ser uma ferramenta valiosa no combate à sarcopenia, que é a perda natural de músculos decorrente da idade. O que ajuda a manter a autonomia e a força mesmo em níveis baixos de atividade física.
Leia também
As 3 armadilhas mais comuns de quem tenta emagrecer
Verão é o momento para deixar a vitamina D em dia
No entanto, é fundamental compreender que o whey protein não é um produto milagroso e deve ser encarado como um complemento alimentar.
Para quem é sedentário, o consumo excessivo de proteínas sem a demanda energética do exercício pode resultar em um superávit calórico indesejado. E consequentemente, levando ao ganho de gordura corporal.
Atenção ao consumo de whey
Além disso, indivíduos com condições pré-existentes, como problemas renais, precisam de orientação médica rigorosa. Pois o processamento de altas doses de proteína pode sobrecarregar o sistema de filtragem do corpo.
O segredo para incluir o suplemento na rotina de forma saudável reside no equilíbrio. Se a ingestão de proteínas através da alimentação convencional, como carnes, ovos e leguminosas, já atinge as metas diárias, o uso do whey torna-se desnecessário.
Por outro lado, para aqueles que têm dificuldade em bater essas metas ou buscam praticidade em lanches intermediários, o produto pode ser uma opção viável. O ideal é sempre buscar o suporte de um nutricionista para ajustar as doses conforme o seu peso, idade e objetivos específicos de saúde.
Leia mais
Shape em dia e vida social ativa: veja como conciliar os dois
Tomate: como ele pode potencializar os seus treinos