Por que os cachorros só rosnam para algumas pessoas?
Especialistas explicam que o comportamento tem origem tanto nas habilidades olfativas quanto na criação dos animais
Você já percebeu que os cachorros rosnam para algumas visitas e para outras não? Às vezes, latem até para aqueles que já conhecem. Mas por que isso acontece? Especialistas explicam que o comportamento tem origem tanto nas habilidades olfativas dos animais quanto em sua personalidade e experiências de vida. Entenda:
Possíveis razões para o rosnado dos cachorros
Em entrevista ao site 'Petz', a médica-veterinária Katia de Martino apontou que o som é uma forma de os cães se comunicarem. Essa prática, no entanto, não indica, necessariamente, que o pet está bravo. "Pode significar desconforto, medo, defesa de recursos ou até uma brincadeira", afirmou.
Para especialistas do Hospital Veterinário Asturias, a principal explicação para os cachorros rosnarem para determinados indivíduos está no fato de que os animais conseguem enxergar informações invisíveis aos humanos. Entretanto, eles defendem que o fenômeno não é místico, mas fruto do olfato aguçado dos pets.
Isso porque, enquanto as pessoas possuem cerca 5 a 6 milhões de receptores olfativos, os cachorros - dependendo da raça - podem ter até 300 milhões. Ademais, uma parte significa de seus cérebros é utilizada para interpretar odores.
Essa habilidade, como consequência, possibilita que eles detectem quando uma visita está emitindo altos níveis de cortisol - hormônio do estresse -, indicando que está ansiosa ou nervosa. Além disso, profissionais sugerem que o rosnado pode ter relação com a experiência do cão. Ou seja, algum cheiro presente naquela pessoa remete a um momento negativo para o animal.
A forma com a qual ele foi criado também ocasiona a reação ou não. Por isso, pets que tiveram pouca socialização entre as três e 12 semanas de vida tendem a reagir com latidos ao encontrar indivíduos de fora do seu convívio. Fatores da personalidade, como possessividade e territorialismo, ainda atuam como as causas do comportamento, fazendo com que muitos emitam o som quando alguém se aproxima do tutor.
Como lidar com o comportamento?
De acordo com especialistas, a melhor forma de reduzir os rosnados é investir na socialização dos cachorros. É preferível que esse processo ocorra desde filhote, com passeios e interações com outros animais e pessoas. Caso o pet já esteja na fase adulta, a adaptação pode ser mais penosa e lente, mas continua sendo o mais indicado.
Nessas situações, no entanto, os profissionais recomendam contar com o auxílio de um adestrador. Ademais, é importante manter uma atitude positiva e evitar reprender o cão ao rosnar, já que o ato somente o deixará mais tenso. Uma dica é deixar petiscos na porta para os visitantes alimentá-lo assim que chegarem. Desta forma, ele passará a ver o momento como algo positivo.