Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Matatabi e catnip: as diferenças entre as duas plantas que provocam sensações "estranhas" nos gatos

O matatabi e o catnip para gatos são duas plantas seguras e que podem servir como opções interessantes de enriquecimento ambiental.

7 mai 2025 - 15h49
Compartilhar
Exibir comentários

Todo gateiro de plantão já deve ter ouvido falar sobre catnip e matatabi, duas plantas conhecidas por causarem reações curiosas e até engraçadas nos gatos. Mas você já se perguntou qual a diferença entre elas? Será que catnip e matatabi para gatos são opções seguras e podem ajudar no enriquecimento ambiental? Como e quando oferecer essas ervas? A seguir, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

O que é o catnip?

O catnip, também conhecido como erva-do-gato, é uma planta da família da hortelã que tem o nome científico de Nepeta cataria. Essa plantinha contém uma substância chamada nepetalactone que, ao ser inalada, afeta o sistema sensorial dos felinos, alterando o comportamento do gato e resultando em atitudes curiosas, como rolar, esfregar o corpo, miar, correr e até salivar.

Uma dúvida comum dos tutores é se o catnip faz mal para gatos. A resposta é não. Esse tipo de erva não é viciante nem tóxica para os animais. Na verdade, essa planta estimula o hipotálamo, órgão do sistema nervoso central responsável pelas reações do gato, ativando seus instintos selvagens e deixando-o mais enérgico.

Como dar catnip para o gato?

Você pode encontrar o catnip para gatos em várias formas: seco, em spray e até existem brinquedos com catnip dentro. Além disso, alguns tutores gostam de cultivar essa planta para gatos, transformando a erva em um tipo de enriquecimento ambiental.  Mas, no geral, uma das maneiras mais comuns de…

Veja mais

Patas Da Casa Patas Da Casa
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade