Pessoas que tentam diminuir um amigo em público costumam ter essas características em comum, diz psicóloga
Segundo a especialista, essa atitude reflete a insegurança de quem a pratica
Embora há quem aprecie momentos de solitude, de modo geral, é importante manter uma vida socialmente ativa. As amizades desempenham um papel fundamental para o bem-estar e a saúde mental e, normalmente, tendem a deixar a vida mais leve e menos estressante.
No entanto, existem relacionamentos que podem proporcionar efeitos contrários, elevando os níveis de estresse e ansiedade do indivíduo. É o que ocorre quando uma pessoa tenta diminuir o amigo quando ambos estão em público. Já aconteceu com você? Entenda o que há por trás deste comportamento.
Leia também: Amigos narcisistas fazem isso com você e você nem percebe até se sentir exausto
Por que algumas pessoas tentam diminuir um amigo em público?
Ao MinhaVida, a psicóloga Denise Milk explica que o hábito de diminuir um alguém próximo quando estão na presença de outras pessoas costuma ser um mecanismo de defesa.
"É como dizia Freud: quando Pedro fala de Paulo, sabemos mais de Pedro do que de Paulo. Diminuir alguém em público é muito menos sobre quem está sendo alvo e muito mais sobre quem faz o comentário. A pessoa sente insegurança em relação a si mesma e busca afirmar status ou conquistar reconhecimento às custas de outro".
As principais características de quem diminui um amigo em público
A especialista conta que, em geral, este tipo de pessoa têm dificuldade de lidar com duas próprias vulnerabilidades. Entre as principais características, ela destaca:
...
Veja também
Estresse: quais os sintomas físicos e emocionais?
O que a ciência diz sobre como guardar segredos afeta o nosso cérebro