Parece grosseria, mas é ansiedade: 5 sinais que muita gente interpreta mal
Por trás de uma resposta ríspida ou do isolamento pode estar a ansiedade.
Nem sempre aquele comentário atravessado, a recusa em participar de um encontro ou o jeito apressado de falar têm a ver com má vontade ou grosseria. Em muitos casos, esses comportamentos são reflexos de um corpo e uma mente em estado de alerta constante. Podem ser sinais de ansiedade.
Segundo a psicóloga Larissa Fonseca, é importante entender que a ansiedade não se traduz apenas em preocupação ou nervosismo, mas também em atitudes que, vistas de fora, podem soar como falta de educação. "Essas reações não são uma escolha consciente. Elas fazem parte de respostas automáticas do sistema nervoso, que dispara quando a pessoa está sobrecarregada de estresse e medo", explica.
Leia mais: Ansiedade não é apenas ter crises, ela pode se apresentar dessas 5 formas, segundo a psicologia
Comportamentos confundidos com grosseria, mas que são sinais de ansiedade
Muitas atitudes que parecem descortesia na verdade têm origem em mecanismos de defesa do cérebro ansioso. De acordo com a psicóloga, entre os comportamentos mais comuns estão:
1. Responder de forma ríspida ou apressada: "O cérebro ansioso está em estado de alerta constante, e a fala sai sem filtro, não por desrespeito, mas por reação automática", afirma Larissa.
2. Evitar contato visual: não é falta de interesse, mas uma forma de se proteger de estímulos que podem aumentar o desconforto.
...
Veja também
Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas
Transtorno de ansiedade generalizada (TAG): sintomas e tratamentos
O que significa quando alguém fica mexendo no cabelo enquanto fala
O que significa quando a pessoa é muito pão-dura, de acordo com a psicologia?