Para mulheres após a menopausa: o pilates é bom, mas outros 5 exercícios melhoram ainda mais a saúde cardiovascular e psicólogica, aponta estudo
Ciclismo, natação, subir e descer escadas, esteira e corrida leve estão na lista de exercícios fundamentais na fase pós-menopausa. Entenda!
A saúde feminina durante a menopausa e após essa fase está sendo cada vez mais debatida, seja no universo do entretenimento, seja em estudos científicos. Uma dos pontos de destaque é que a queda hormonal pode ser responsável, no período do climatério, por riscos significativos para a saúde cardiovascular e mental, principalmente para mulheres na fase da pós-menopausa.
Diante disso, um novo estudo, publicado agora em agosto no períodico Menopause, fez uma revisão sistemática e mostrou o exercício aeróbico já é responsável por melhorar muitos parâmetros de saúde.
"Os estudos mostram que os efeitos do exercício aeróbico para as mulheres nessa fase são altamente importantes em parâmetros cardiovasculares e resultados psicológicos. Dessa forma, além do tratamento para reposição hormonal e a necessidade de exercícios de força para reduzir o risco de sarcopenia, também são indicadas atividades aeróbicas, como caminhada, corrida, ciclismo, natação e tênis", indica a Dra. Ana Paula Fabricio, ginecologista com Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO), listando 5 exercícios importantes para incluir na rotina nesta fase.
Pós-menopausa faz crescer doenças cardiovasculares e metabólicas
Apesar de exercícios de baixo impacto, como o pilates, serem opção de muitas mulheres nessa faixa (e eles podem ser mantidos!), os exercícios aeróbicos são eficazes como terapia alternativa no tratamento e controle da pressão arterial leve e moderada.
"Os exercícios como ciclismo, natação, ...
Matérias relacionadas
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.