Palo, Zuza e mais: confira nomes diferentes escolhidos por famosos para seus filhos
Escolha do nome do filho de Mariana Rios causou polêmica na última semana; confira famosos que aderiram aos nomes "diferentões" para seus filhos
Polêmica dos nomes! Na última semana, Mariana Rios revelou, durante o programa Saia Justa, da GNT, o nome de seu primeiro filho com Juca Diniz: Palo. De origem espanhola, "Palo" significa força, resistência e é simbolizado pelo tronco de uma árvore. "É aquele que cresce olhando sempre para o alto, para cima. E dá fruto, cria raízes", explicou a atriz.
A escolha exótica do casal, no entanto, dividiu opiniões nas redes sociais. Após críticas dos internautas, Mariana publicou um vídeo para seu filho no futuro, explicando o significado de seu nome e defendendo a escolha. "Quem dá sentido aos nomes somos nós, todos os dias, com gestos, decisões e a maneira como tocamos a vida", afirmou.
A tendência dos nomes diferentes
O que o público também levantou foi que, muito além de Palo, diversos famosos aderiram à "tendência" de batizar seus filhos com nomes diferentes, pouco comuns e com significados potentes. Confira, a seguir, alguns bebês de celebridades que receberam nomes únicos:
1. Zuri
Filha de Ludmilla e Brunna Gonçalves, Zuri nasceu em 15 de maio de 2025. O anúncio do nome foi feito durante uma festa do BBB25. De origem africana, na língua suaíli, significa "linda" e simboliza a força e suavidade da mulher.
2. Samba
O cantor Seu Jorge e sua esposa, Karina Barbieri, escolheram o nome Samba para o filho. Mas o registro não foi simples: o cartório de São Paulo inicialmente recusou o nome. Após justificativa do pai, a decisão foi revista. "Diante das razões apresentadas, que envolvem a preservação de vínculos africanos e de restauração cultural com suas origens, assim como o estudo de caso que mostrou a existência deste nome em outros países, formei meu convencimento pelo registro do nome escolhido, que foi lavrado no dia de hoje", explicou a registradora Kátia Possar.
3. Zyan
O caçula de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso recebeu o nome Zyan, de origem árabe, que significa belo e gracioso. Ele nasceu em 2020, no Rio de Janeiro, e é o terceiro filho do casal, que também é pai de Titi e Bless.
4. Zaya
A cantora Simone Mendes e o empresário Kaká Diniz batizaram a filha de Zaya em 2021, nos Estados Unidos. O nome surgiu da fusão de "Maya" e "Zara", revelado em um vídeo no canal do YouTube da artista.
5. Rás
MC Daniel e Lorena Maria escolheram Rás para o primogênito. O nome, com raízes africanas, significa "chefe" ou "líder", e faz referência a Rás Tafári, imperador da Etiópia entre 1930 e 1974.
6. Ravi
Escolhido por Viih Tube e Eliezer, Ravi vem do sânscrito e significa "o Sol" ou "Deus do Sol". Também pode significar "encantado" em francês. Os pais já haviam batizado a primeira filha como Lua, mantendo a inspiração nos astros.
7. Kiron
O modelo Paulo Zulu e a esposa Elaine Quisinski optaram por Kiron, referência a Quíron, centauro da mitologia grega considerado sábio e justo.
8. Uri
Filho de Letícia Colin e Michel Melamed, Uri tem origem hebraica e significa "Deus é minha luz". "A gente quis escolher um nome que tivesse um legado. Para a maioria das pessoas, que não é da comunidade judaica, soa diferente, mas em Israel é super comum, como 'João' aqui no Brasil", contou a atriz.
9. Ilha
O ator Maurício Mattar surpreendeu ao batizar a filha caçula, fruto de sua relação com Shay Dufau, de Ilha. O nome é literal: uma porção de terra cercada por água, representando singularidade e isolamento poético.
10. Nala
A cantora Iza e o ex-jogador Yuri Lima escolheram Nala para a filha, nascida em outubro de 2024. De origem africana, significa dádiva, presente, rainha e sucesso. Além disso, remete à personagem do clássico O Rei Leão, dublada por Iza em 2019.
11. Zuza
Em junho, Rafa Kalimann e Nattanzinho anunciaram que estão à espera da primeira filha do casal, que se chamará Zuza. A ideia, que partiu da famosa, é homenagear a avó do cantor, que faleceu recentemente.