O que significa ter medo de palhaço, de acordo com a psicologia?
Considerada uma fobia, a condição pode provocar sintomas de ansiedade e fuga
Você conhece ou já ouviu falar de pessoas que sentem medo de palhaços? Para alguns, essa figura associada a diversão pode provocar reações intensas de ansiedade e desconforto. A condição é reconhecida como uma fobia específica, chamada coulrofobia, e está listada no DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais).
A psicologia pode ajudar a compreender a origem desse medo e oferece caminhos para lidar com a fobia, ajudando a reduzir seus impactos no dia a dia. Confira!
Saiba mais: Fobia de altura: como se chama e dicas para lidar
O que a psicologia explica sobre o medo de palhaço?
Para a psicologia, o medo de palhaços pode ser entendido como uma resposta emocional aprendida. Esse medo é condicionado e mantido por efeitos como o aumento da ansiedade, explica a psicóloga Monica Rezende, do grupo Mantevida.
"Pode ser resultado de experiências prévias negativas ou associações que o indivíduo fez, consciente ou inconscientemente, com palhaços como, por exemplo, um evento traumático, uma exposição assustadora na infância, ou mesmo a aparência exagerada e pouco usual do palhaço, que pode gerar sensação de estranheza ou insegurança", informa.
A especialista explica que alguns dos sintomas - físicos, emocionais e comportamentais - que esse tipo de fobia pode desencadear são:
...
Veja também
Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas
Fobia: o que é, tipos, sintomas e tratamentos
O que significa ter medo de cachorro ou gato, de acordo com a psicologia?