O que fazer quando um familiar faz você se sentir mal, de acordo com a psicologia?
Família é importante, mas não precisa custar sua paz. Como cuidar de si mesmo quando parentes fazem você se sentir mal.
Conviver em família nem sempre é sinônimo de harmonia. Afinal, como lembra a psicóloga comportamental Rejane Sbrissa, "não existe famílias perfeitas, pois elas são compostas por seres humanos, cada um com suas próprias características e formas de lidar com a vida".
Enquanto em outras relações, como amizades, relacionamentos amorosos ou profissionais, temos mais liberdade de escolher com quem nos cercamos, no núcleo familiar o convívio é inevitável, principalmente até a juventude. E é justamente nesse cenário que podem surgir conflitos que afetam profundamente o seu emocional.
De acordo com a especialista, existem famílias disfuncionais em que o afastamento pode ser necessário para preservar a saúde mental. Situações de falta de respeito à individualidade, comparações constantes, controle excessivo, chantagens emocionais ou ameaças de retirar apoio são sinais de alerta. "Essas experiências deixam a pessoa com baixa autoestima, sentimento de vazio e até sintomas físicos, já que não se sente aceita por ser quem realmente é", explica Rejane.
Leia também: As sete frases que os familiares mais tóxicos costumam usar em suas conversas, segundo a psicologia
Se está te fazendo mal, é mellhor se afastar
...
Veja também
3 coisas que crianças não deveriam fazer, mas são normais hoje em dia
O que fazer quando um familiar faz você se sentir mal, de acordo com a psicologia?
Seus pais eram emocionalmente imaturos se você enxerga essas cinco situações como normais