O que é bom para ressaca? Veja dicas para melhorar!
Para que a recuperação após a festa seja boa, confira dicas sobre o que é bom para ressaca e o que não funciona.
Para aliviar a ressaca, recomenda-se hidratação com água e sucos, consumo de alimentos leves, reposição de sais minerais, ingestão moderada de café e descanso. Não há cura imediata, mas essas práticas ajudam a acelerar a recuperação.
Saber o que é bom para ressaca é uma boa maneira de começar a recuperação depois de beber, principalmente no caso de quem bebeu além do necessário durante festas como carnaval, Ano Novo ou confraternizações entre família, amigos ou colegas do trabalho.
Leia também: Site lista mitos e verdades sobre a recuperação da ressaca
A ressaca traz uma série de sintomas como dores de cabeça, enjoo, vômito, azia e mal-estar em geral. Isso porque o organismo começa a ficar desidratado, além de processos inflamatórios no cérebro.
Ao mesmo tempo, o fígado fica sobrecarregado ao tentar metabolizar o álcool e as toxinas presentes nas bebidas alcoólicas para renovar o sangue. O excesso dessas substâncias causa a ressaca no dia seguinte.
Além dos sintomas desagradáveis da ressaca, o exagero do consumo de álcool pode causar, a curto prazo:
- Redução dos reflexos;
- Mudanças na capacidade de visão;
- Alteração na capacidade cognitiva;
- Irritabilidade e imprudência.
A longo prazo, o consumo excessivo e constante de álcool pode causar cirrose, uma lesão no fígado que mata células saudáveis e diminui a capacidade de funcionamento do órgão responsável por metabolizar substâncias no organismo.
O que é bom para ressaca? 5 dicas
Reidrate o organismo
A hidratação é fundamental para diminuir a intoxicação do organismo causada pelo excesso de álcool. O processo também ajuda a eliminar o álcool do corpo, o que acelera a recuperação. Além de água, itens como sucos e chás ajudam na reidratação.
Coma alimentos leves
Os alimentos leves ajudam a diminuir a ressaca, já que não sobrecarregam o fígado e o estômago, órgãos que costumam ser afetados pelas toxinas geradas pelo excesso de álcool. Dessa maneira, reforce o consumo de frutas, verduras e legumes ao tratar a ressaca.
- Leia também: Por que a ressaca parece piorar com a idade?
Reponha os sais minerais
O álcool é uma substância diurética que faz com que o corpo perca os sais minerais, elementos importantes para o funcionamento do organismo. Por isso, é fundamental a reposição dos sais minerais, o que pode ser feito por meio de isotônicos ou alimentos ricos em sódio e potássio.
Consuma café com moderação
O café ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e, assim, melhorar a circulação do sangue. Essa melhora faz com que o organismo consiga metabolizar e eliminar as toxinas alcoólicas com mais facilidade, acelerando a recuperação.
Descanse muito
O descanso físico e mental ajudam a diminuir os sintomas da ressaca, já que o álcool sobrecarrega o fígado e o estômago, além de causar processos inflamatórios no cérebro. Por isso, desacelerar ajuda o organismo a voltar ao normal.
O que é bom para ressaca e vômito?
A ressaca com vômito é causada pelo excesso de ácido gástrico no estômago e, também, pelo aumento na quantidade de toxinas geradas pelo consumo excessivo de álcool. O aumento da produção dessa substância causa irritação das mucosas do órgão e gera vômito, além de dores no abdômen e enjoos.
É importante reforçar a hidratação e consumir muita água e líquidos, para acelerar a eliminação do álcool do organismo. Além disso, consumir remédios antiácidos, para alívio de azia e má-digestão, podem trazer mais conforto ao estômago.
O consumo de frutas também é recomendado, assim como o mel, que possui ação anti-inflamatória e antioxidante, importantes para reduzir o processo inflamatório causado pelas toxinas das bebidas alcoólicas. O chá de hortelã também contribui para melhorar a digestão, o que ajuda a diminuir enjoos e vômitos.
O que cura ressaca imediatamente?
Não existe nenhum tipo de medicação ou de tática para curar a ressaca de maneira imediata, já que o organismo leva um tempo para eliminar o álcool e as toxinas das bebidas.
Quanto maior for a intoxicação com álcool, mais tempo a ressaca pode permanecer e mais lenta será a recuperação.
O que contribui para acelerar a cura da ressaca é a alta ingestão de líquidos, o descanso, o consumo de alimentos leves que ajudam o organismo a eliminar o álcool e, quando houver sintomas como dor de cabeça, azia, enjoo e vômito, o consumo moderado de medicamentos para tratamento desses sintomas.
Como tirar o álcool do organismo?
A eliminação do álcool do organismo é gradual e envolve a hidratação, o consumo de alimentos leves e de frutas ricas em frutose e em água.
Quanto maior é a hidratação, mais rápido o álcool tende a ser eliminado do organismo. Ao mesmo tempo, medicamentos ajudam a aliviar sintomas causados pelo excesso de álcool, como dor de cabeça, azia e enjoo.
- Leia também: Ressaca ou intolerância? Entenda a diferença
5 dicas para evitar a ressaca
A ressaca pode ser evitada com a adoção de alguns cuidados antes e durante a ingestão de bebidas alcoólicas. Com algumas precauções, é possível diminuir os sintomas da ressaca ou mesmo inibir o seu aparecimento:
- Consuma álcool de maneira moderada e dê preferência para drinks com menor graduação alcoólica;
- Consuma água antes de começar a beber e, também, durante o consumo de bebida alcoólica, de preferência intercalando com os drinks;
- Alimente-se antes de começar a beber, principalmente com alimentos ricos em gorduras para proteger o estômago e o fígado;
- Evite bebidas como refrigerantes ou líquidos com gases, que podem atrapalhar a hidratação do corpo e acelerar a intoxicação por álcool;
- Ao perceber que o nível de álcool ultrapassou seus limites pessoais, interrompa o consumo e reforce a hidratação.
Para saber mais dicas que ajudam a manter a saúde e o bem-estar, acesse os conteúdos do site Terra Você!