O paninho que fica na sua pia pode ser um dos itens mais perigosos da cozinha. Especialista revela o que ele pode causar
Higienizar o pano corretamente é o principal meio de evitar o acúmulo de bactérias e o risco de doenças
Apesar de sua aparência inofensiva, o pano de pia que usamos no dia a dia pode ser um dos maiores vilões na cozinha. Isso ocorre porque ele, assim como a esponja, tende a acumular bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde quando não é trocado ou higienizado adequadamente.
Matias Chiarastelli Salomão, microbiologista e infectologista do Fleury, explicou ao MinhaVida quais são os riscos do uso prolongado de um único pano de pia e como evitar que ele se torne um problema. Veja abaixo!
Leia também: A estranha relação que a sua esponja de cozinha pode ter com dor de garganta e diarreias: especialista explica
Os riscos do uso prolongado de um único pano de pia
Segundo o infectologista, com o acúmulo de fungos e bactérias que ocorre devido ao uso prolongado, o pano de pia pode transferir os microrganismos para outros objetos ou alimentos da cozinha, aumentando o risco de contaminações cruzadas e infecções como a gastroenterite.
Lavar o pano na própria pia é o suficiente para evitar riscos de contaminação?
Muita gente tem o hábito de lavar o pano de pia ali mesmo, apenas com água corrente. No entanto, segundo Matias, isso não é suficiente para eliminar todos os patógenos.
...
Veja também
Gastroenterite: o que é, causas, sintomas e tratamentos
A melhor panela para a saúde segundo especialistas é cara, mas benefícios valem a pena
Comer alimentos com carunchos faz mal? Saiba como evitar a infestação dos insetos
Você sabe por que NUNCA comer um enlatado se, ao ser aberto, fizer som de gás escapando?