O ômega-3 tem múltiplos benefícios. Agora sabemos também que ele pode reduzir a agressividade e as birras
Estudos recentes sugerem que os benefícios desse ácido graxo vão muito além da saúde cardiovascular
Se você costuma ter acessos de raiva ou sente que está constantemente em estado de fúria, sua dieta pode estar carente de ômega-3. De acordo com um estudo recente, suplementos de ômega-3 podem ajudar a reduzir a agressividade, adicionando outro benefício aos seus efeitos na saúde cardiovascular e mental.
Os ácidos graxos poli-insaturados, conhecidos como ômega-3, já demonstraram em pesquisas anteriores ser benéficos na prevenção de doenças cerebrais, como a esquizofrenia. Muitos problemas de saúde mental frequentemente envolvem um problema nutricional, como a deficiência de certos nutrientes essenciais.
Em outras palavras, como aponta a Science Direct, o que comemos afeta nosso cérebro. Em um artigo de 2024 publicado na revista Aggression and Violent Behavior, pesquisadores da Universidade da Pensilvânia conduziram uma meta-análise de 29 ensaios clínicos randomizados anteriores que avaliaram os efeitos de suplementos de ômega-3 na agressividade, utilizando dados de 3.918 participantes.
Eles descobriram que, em todos os casos, um efeito foi percebido, limitado no início, mas potencialmente significativo a curto prazo. Especificamente, eles encontraram uma redução na agressividade de até 28% em uma ampla gama de grupos demográficos.
Comer mais peixe pode ajudar a tratar uma criança agressiva
...
Veja também
Depressão: o que é, causas, sintomas e tem cura?
Nem atum, nem salmão: este é um dos peixes mais saudáveis e completos, além de barato
4 nutrientes que mais influenciam o nosso ânimo, segundo a ciência
Essa é a quantidade de NOZES que você deve comer todo dia para evitar doenças e viver mais
Nem sardinha nem atum: essa é a comida enlatada que tem mais cálcio e gorduras saudáveis