O milagre científico que promete recuperar a ereção em alguns homens paraplégicos
Estudo conduzido no Brasil acompanhou pacientes por um ano e observou respostas inéditas em casos de lesão medular
A disfunção erétil é um problema que afeta milhares de homens ao redor do mundo, especialmente pacientes que sofreram lesão na medula e perderam o movimento dos membros inferiores. A boa notícia é que uma pesquisa conduzida no Brasil, demonstrou resultados animadores e pode reverter esse cenário.
O trabalho realizado no laboratório de urologia da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André, acompanha a desempenho do CaverSTIM, dispositivo que estimula as terminações nervosas, fazendo com que homens paraplégicos voltem a ter os impulsos de resposta ao estímulo sexual.
Foram acompanhados seis homens paraplégicos, com até 34 anos e lesões medulares ocorridas há mais de quatro anos. Após um ano de monitoramento, foi observada uma melhora significativa: cinco dos seis pacientes conseguiram recuperar ereções contínuas e relataram melhor qualidade nas relações sexuais.
Saiba mais: Por que homens estão passando pasta de dente no pênis?
"Já existe tecnologia para estimular a medula e controlar funções como o intestino, mas recuperar a via nervosa da ereção é algo totalmente novo. Isso abre caminho para outros tratamentos", declarou Sidney Glina, médico urologista responsável pelo estudo, ao G1.
Embora os resultados ainda estejam em análise para revisão por pares, a equipe considera a descoberta significativa o suficiente para ampliar o estudo. Na próxima fase, 20 pacientes paraplégicos com diferentes tipos e níveis de lesão medular devem ser inclusos na pesquisa.
...
Veja também
Disfunção erétil: o que é, causas e tratamentos
Lesão na medula espinhal: o que é, causas e tratamentos
Como a comida afeta o tamanho do pênis, ereção e fertilidade