O detalhe na hora de treinar bíceps que pode acelerar o ganho de massa muscular
Pequenas variações no movimento do bíceps oferecem resultados semelhantes em hipertrofia e força muscular
No universo do treino de força, pequenos ajustes na técnica podem gerar grandes resultados. Um dos debates mais comuns envolve a posição do braço durante o treino de bíceps: será que exercitar o músculo com os ombros em flexão (cotovelos à frente do corpo) ou em extensão (cotovelos atrás) faz diferença no ganho de massa muscular?
Um estudo, publicado no European Journal of Sport Science, investigou essa questão ao comparar diretamente dois exercícios para entender se a posição do cotovelo em relação ao tronco influência na hipertrofia do bíceps.
Posição do ombro no treino de bíceps pode impactar no ganho de massa muscular
Durante 10 semanas, um grupo de pesquisadores analisou 15 jovens que treinaram ambos os braços com dois tipos de rosca direta: uma com o ombro em flexão (rosca no banco Scott) e outra com o ombro em extensão (rosca Bayesian), mantendo a mesma carga nos dois casos.
O objetivo era avaliar se a posição do ombro influenciaria a hipertrofia regional do bíceps e o ganho de força máxima. O resultado foi claro: ambos os exercícios promoveram melhorias semelhantes no tamanho muscular e na força.
Tanto a rosca Scott quanto a rosca Bayesian aumentaram a espessura muscular nas regiões proximal, média e distal do bíceps, além de gerar um aumento de força entre 28% e 37%. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre as duas variações.
Outras pesquisas indicam efeitos da posição de alongamento
...
Veja também
O detalhe no treino de bíceps que pode fazer você ganhar mais massa muscular
Três formas diferentes de treinar bíceps e tríceps para garantir um crescimento muscular eficaz
Uma rotina de 7 minutos para queimar gordura sem sair de casa e trabalhar todo o seu corpo