O artesanato da vovó está de volta: como uma geração viciada em telas está se viciando em tricô e costura
Tricô, crochê e cerâmica: as novas gerações estão retornando ao passado por meio do artesanato
"Isso está ultrapassado." Tem certeza? Hobbies e técnicas de artesanato que até muito recentemente eram considerados ultrapassados estão agora desfrutando de uma segunda era de ouro graças a uma série de fatores: a necessidade de desconexão digital, a disseminação de sua prática graças (paradoxalmente) à internet e a recuperação do legado de gerações anteriores.
Leia também: Depois da invenção do FOMO, a tentativa agora é desfrutar da JOMO - você está pronto?
O que está acontecendo
Muitos jovens na faixa dos vinte e poucos anos estão retomando atividades artesanais, como pintura em cerâmica, bordado ou tricô.
Em uma tendência impulsionada pelo apelo do hobbie artesanal, pela sustentabilidade e pelo valor terapêutico do artesanato, as mídias sociais e plataformas como Pinterest e TikTok também desempenham um papel fundamental na disseminação de ideias e tutoriais.
O que isso nos traz psicologicamente
Há uma infinidade de razões para o ressurgimento dessas tendências, mas uma que as supera é a busca por uma autenticidade que parece perdida nos tempos modernos.
Artigos como este no The Wall Street Journal a chamam de tendência "granny core" (referindo-se ao fato de que parece um hobby de avó) e apresentam depoimentos de jovens na faixa dos vinte anos que enfatizam a desconexão com o mundo digital e o prazer de fazer peças artesanais como a chave para esse ressurgimento.
...
Veja também
Estresse: quais os sintomas físicos e emocionais?
Amigos narcisistas fazem isso com você e você nem percebe até se sentir exausto