Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nova técnica criada por cientistas pode prolongar a vida útil dos vegetais; entenda

Pensando na diminuição do desperdício de comida, os pesquisadores do MIT desenvolveram um novo método

19 ago 2025 - 14h03
Compartilhar
Exibir comentários

Apesar da evolução tecnológica que vivenciamos atualmente, continuamos tendo que consumir os vegetais rapidamente para não estragarem, mas essa situação pode estar prestes a mudar. Isso porque, pensando na diminuição do desperdício de comida, os pesquisadores do MIT desenvolveram uma nova técnica. Esta pode fazer com que o alimento tenha uma vida útil considerável até fora da geladeira. Saiba mais:

Apesar da evolução tecnológica, continuamos tendo que consumir os vegetais rapidamente para não estragarem, mas a situação pode mudar
Apesar da evolução tecnológica, continuamos tendo que consumir os vegetais rapidamente para não estragarem, mas a situação pode mudar
Foto: depositphotos.com / IgorVetushko / Bons Fluidos

Técnica prolonga a vida útil dos vegetais

Primeiramente, todo o processo começa logo no início. Isso porque os cientistas desenvolveram microagulhas de seda biodegradável para injetarem melatonina nos vegetais após a colheita, usando tratores ou drones. Dessa forma, podem aumentar a durabilidade e também, o estudo, agora, está voltado para isso, melhorar o valor nutricional e a textura de cada vegetal.

A análise em laboratório mostrou que, utilizando este método, é possível com que vegetais poderão ficar dias fora da geladeira e ainda mais tempo se refrigerados. Por exemplo, testando a planta pak choi (de origem chinesa e da mesma família que o repolho e brócolis), conseguiram fazê-lo durar quatro dias em temperatura ambiente, e gelado, por dez dias. Ademais, as folhas continuaram verdes e tiveram perda de mínima de peso e clorofila. Ou seja, com esta descoberta, regiões com pouca infraestrutura também podem ganhar este benefício.

"Esta é a primeira vez que usamos microagulhas para estender a vida útil de uma safra recém-cortada. Vale ressaltar que a dose é tão baixa que é totalmente metabolizada pelas culturas", explicou o autor sênior do estudo e professor do MIT, Benedetto Marelli, à revista Nano Letters. E a coautora do estudo, Monika Jangir, ainda detalhou o funcionamento do procedimento: "A melatonina desencadeou uma reação protetora, preservando a clorofila e ajustando hormônios para retardar a senescência".

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade