Neurocientistas acreditam ter descoberto o truque para resolver problemas complexos: tirar uma soneca
Estudos apontam que breves intervalos durante o dia podem estimular a criatividade e facilitar a resolução de desafios difíceis
Certamente, em algum momento, você já ficou obcecado tentando resolver um problema e, por mais que se esforçasse, simplesmente não encontrava a solução. No entanto, em outro dia qualquer, sem aviso ou motivo aparente, pá! Uma ideia brilhante e criativa surge como uma revelação. Parabéns, isso é um "momento Eureka".
Ninguém sabe ao certo quais mecanismos cerebrais disparam esse momento de iluminação criativa espontânea. Mas um grupo de neurocientistas do Instituto de Psicologia da Universidade de Hamburgo acredita ter encontrado um possível responsável: o sono leve, conhecido como estágio N2 — alcançado, principalmente, durante um cochilo. Mas atenção: tem que ser breve, que a gente sabe como é.
O sono N2 e as conexões criativas
Um grupo de neurocientistas publicou um estudo na revista científica PLOS Biology indicando que tirar uma ou mais sonecas leves ao longo do dia pode ser a chave para destravar a criatividade e a capacidade de resolver problemas complexos.
A descoberta chama a atenção não só pela simplicidade, mas também por valorizar um hábito tão saudável quanto subestimado: a soneca. Os resultados do estudo sugerem que, longe de ser uma perda de tempo, dormir por alguns minutos pode ativar mecanismos específicos ligados à formação de conexões neurais e ao processamento de conceitos abstratos.
...
Veja também
O único lugar onde você pode ser verdadeiramente feliz, segundo o psiquiatra Robert Waldinger