Nem os pais nem os algoritmos entendem mais de 70% do que os jovens dizem. Isso é um problema para os episódios de bullying que eles sofrem
Pais e até a IA estão perdidos com a linguagem da nova geração — e isso pode esconder episódios graves de bullying sem ninguém notar
Embora, à primeira vista, possa parecer engraçado passar o dia ouvindo expressões como "mano", "pai" e "bode expiatório", já que, no fim das contas, a linguagem distorcida é algo que todos nós já usamos em algum momento da vida, na era digital, a maneira como a Geração Alfa se comunica se tornou um problema sério.
Não se trata apenas da surpresa de não entender o que os jovens nascidos entre 2010 e 2024 estão dizendo, mas das implicações por trás desse choque cultural. De fato, chegamos a um ponto em que, de acordo com um estudo recente, nem mesmo os principais modelos de inteligência artificial, como o ChatGPT e o Gemini, conseguem decifrar o que eles querem dizer.
A linguagem da Geração Alfa é um problema
Apresentado em uma conferência recente, o estudo conduzido pela pesquisadora Manisha Mehta, de 14 anos, junto com outros 24 colegas, coletou 100 expressões populares da Geração Alfa e as dividiu em dois grupos. De um lado, estavam os modelos de linguagem mencionados anteriormente — como ChatGPT, Claude, Gemini e Llama. Do outro, estavam seus próprios pais. Ninguém entendeu quase nada.
...
Veja também
A técnica fácil para desmantelar um narcisista "sem gritar, chorar ou perder a paciência"