PUBLICIDADE

Ceia de Natal: quais são os pratos e doces típicos?

Do peru à rabanada, veja quais são os pratos típicos da Ceia de Natal pelo Brasil — e descubra suas variações para fazer em sua ceia!

27 nov 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários

Dezembro está chegando e com ele as festas de fim de ano, presentes e aquele que é o momento favorito de muitas pessoas: a ceia de Natal!

A ceia de Natal é um dos momentos mais esperados pelos brasileiros no final do ano
A ceia de Natal é um dos momentos mais esperados pelos brasileiros no final do ano
Foto: iStock

E são os pratos típicos natalinos — sejam aqueles que têm influência das ceias de Natal de outros países ou aqueles que têm a cara e o sabor do Brasil — que fazem esse momento ser o mais esperado da noite de Natal. Apesar de serem alimentos que estão disponíveis o ano todo, comer durante a ceia de Natal, em uma reunião com a família e os amigos, deixa tudo mais especial.

Por isso, selecionamos algumas receitas de Natal que vão fazer sua ceia ser ainda mais especial esse ano! De entradas a sobremesas, o que não vai faltar são opções típicas e versões especiais desses pratos em sua mesa. 

Qual a origem da ceia de Natal?

Assim como o Natal e o costume de decorar árvores de Natal para a data, a ceia natalina surgiu na Europa.

Por lá, era costume que famílias deixassem portas abertas na noite de Natal para receber viajantes e peregrinos que estivessem passando pela vizinhança. Eles ficavam hospedados na casa e confraternizaram com a família que os recebia, que preparava um jantar com diversos pratos para alimentar a todos.

Esse costume se espalhou pelo mundo e cada país acrescentou suas próprias características a ele. Por exemplo, no Brasil, não pode faltar farofa e pavê na nossa Ceia de Natal — algo que outros países, como Estados Unidos ou França, não tem.

O que não pode faltar na ceia de Natal?

Existem diversos pratos que não podem ficar de fora da ceia de Natal! 

Alguns deles são:

  • Peru ou outra ave, como frango;
  • Tender, lombo ou outra carne de porco;
  • Bacalhau ou outro peixe;
  • Arroz;
  • Farofa;
  • Salpicão;
  • Cuscuz;
  • Rabanada;
  • Panetone;
  • Pavê;
  • Pudim; 
  • Mousse;
  • Gelatina colorida.

Cada família faz sua própria tradição, ou seja, o que pode ser típico em uma casa, pode não ser comum em outra. Uma família pode gostar de ter bacalhau em sua ceia, por exemplo, enquanto outra não gosta de farofa, e isso é normal: no Brasil, não se encontra uma ceia igual a outra.

Uma curiosidade que mostra a diferença entre os costumes da ceia natalina de cada família é que, na China, o prato típico do Natal é frango frito da rede de fast food estadunidense KFC.

Quais são os pratos típicos do Natal?

Como já sabemos, o Natal tem uma série de pratos típicos que dependem da região, do estado e até mesmo do país onde se é comemorado.

Entre os pratos brasileiros mais populares estão a farofa, o salpicão e o pavê, fora os já tradicionais peru e panetone.

Separamos os pratos típicos de Natal para você se preparar para a data!

Arroz

O tradicional arroz de todos os dias tem uma virada no Natal: em algumas casas, ele se torna arroz à grega, em outras ganha uvas passas, em outras tem nozes e outras frutas típicas misturadas à ele.

Porém, o que é comum ao prato sempre está lá: alho, temperos, sal, água e arroz — seja ele branco, parboilizado ou integral. 

No Terra Degusta, você encontra a receita do colorido arroz à grega, do arroz à grega com tender — que é duplamente natalino — e do arroz com passas, que divide opiniões e famílias no Natal.

Salpicão

Uma salada com frango frio, maionese e todos os ingredientes que você preferir: esse é o salpicão, prato típico dos natais brasileiros.

Apesar da variedade de ingredientes que podem fazer parte do salpicão, é comum que a receita tradicional leve frango, milho, azeitonas, ervilhas, maionese e, para decorar, batata palha.

Mas existem muitas variedades de receitas de salpicão que podem ser feitas para o Natal: desde trocar o frango por peru até servir o salpicão em um formato diferente, como uma guirlanda ou em cestinhas de parmesão, sempre há uma maneira de variar a receita tradicional e surpreender os amigos e a família na ceia.

Farofa

A farofa é, provavelmente, um dos pratos que mais pode ter variações na culinária brasileira. Isso porque, com a base de farinha, é possível inventar inúmeras receitas com ingredientes diferentes, que podem agradar a todos.

Além disso, outro ponto que chama atenção na farofa é sua praticidade e rapidez: é possível fazê-la em minutos, ou seja, vai passar longe de ser o prato mais difícil da ceia de Natal.

Entre a tradicional farofa de calabresa com bacon, até a farofa de espinafre, passando pela farofa de banana da terra ou de cuscuz, veja algumas receitas de farofa que vão agradar sua família no Natal e fazer sucesso na ceia. 

Peru não pode faltar na ceia de Natal das famílias brasileiras
Peru não pode faltar na ceia de Natal das famílias brasileiras
Foto: iStock

Peru

Existem alguns pratos que não podem ficar de fora da ceia de Natal e um deles é, sem dúvidas, o peru. Às vezes substituído por outras aves, como frangos assados, o peru é tão tradicional na data que é impossível deixar de pensar nele ao pensar no Natal.

E não é preciso se preocupar com todas as etapas que devem ser feitas para assar um peru para a ceia: para preparar um peru de Natal gostoso e prático, basta seguir a receita do Degusta de peru de Natal suculento e fácil de fazer.

Bacalhau

O bacalhau é um peixe muito versátil: pode virar um cozido, pode ser assado e pode até mesmo ser transformado em bolinho, que é amado por diversas pessoas. Por isso, não é surpresa que ele seja um dos favoritos da ceia de Natal de muitas famílias.

Entre as receitas de bacalhau estão a colorida bacalhoada, que leva batatas, cebola e pimentões, escondidinho de bacalhau e até mesmo a salada de grão de bico com bacalhau — uma opção mais leve que pode ser feita com as sobras da noite de Natal.

Tender

O tender, conhecido por muitas pessoas como "bolinha", é uma carne de porco tradicional do Natal. Tanto que só é possível vê-lo nas prateleiras dos mercados a partir de novembro, quando começam os preparativos para a ceia.

Uma das versões mais tradicionais da receita é o tender com abacaxi e farofa — uma aposta no agridoce que agrada e conquista a maioria dos paladares.

Quais são as sobremesas natalinas?

Sobremesas natalinas também costumam ser mais caprichadas e decorar a mesa da ceia
Sobremesas natalinas também costumam ser mais caprichadas e decorar a mesa da ceia
Foto: iStock

Quem não gosta de um doce, não é mesmo? No Natal, não é diferente: as sobremesas são um dos momentos mais esperados. Afinal, muitas vezes elas só tem aquele gosto delicioso no Natal — além de algumas só serem preparadas nessa época do ano, como é o caso do panetone e do chocotone.

Panetone e chocotone

A cara do Natal, o panetone é uma sobremesa criada em Milão, na Itália, por um padeiro chamado Toni. O "pani di Toni" — ou seja, pão de Toni — logo se popularizou e se tornou um dos mais queridos pratos natalinos, ganhando variações como o chocotone e até mesmo versões salgadas e diferentes, como de limão, goiabada ou pistache.

Existem muitas receitas de panetone para fugir do tradicional e que vão fazer sucesso na sua ceia de Natal, como a versão de churros, de brigadeiro ou de floresta negra.

Pavê

"É pavê ou pacumê?": o protagonista das piadinhas na ceia de Natal é também um dos pratos mais aguardados da data! Prático, rápido de ser feito e sempre muito delicioso, o pavê tem tantas variações e sabores diferentes que fica difícil escolher um só para o Natal.

De receitas de pavê de torrone e mel até o pavê de cinco leites, escolher só uma receita para fazer na ceia vai ser impossível!

Pudim

O pudim e o pavê estão lado a lado quando se fala na variedade de receitas que existem: seja o tradicional pudim de leite condensado, o pudim de chocolate ou receitas pouco comuns, mas ainda assim deliciosas, como o pudim de tapioca e de iogurte, existe uma receita para agradar cada paladar.

Além disso, o pudim também é uma receita fácil de fazer: com um liquidificador e um forno, você consegue uma sobremesa gostosa, bonita e que vai encher os olhos e a boca de todos no jantar — e no almoço, se sobrar algum pedacinho.

Rabanada

Tão tradicional no Natal quanto o panetone, a rabanada é um doce que geralmente consiste em pão embebido em ovos e leite, que é frito e depois passado no açúcar e canela. 

E esse doce também ganhou diversas variações nas mesas brasileiras: há a rabanada de panetone, de chocotone, de brioche, recheada de leite ninho, com doce de leite e até mesmo especiarias e coalhada doce.

Ou seja, há uma receita de rabanada para qualquer situação!

Uma curiosidade: apesar de ser uma receita que, geralmente, é feita apenas no Natal aqui no Brasil, a rabanada é um prato de café da manhã em países como os Estados Unidos, onde recebe o nome de french toast — torrada francesa, em livre tradução.

No Terra Degusta, você encontra várias receitas para impressionar sua família e seus amigos na Ceia de Natal!

Redação Degusta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade