0

Mexicana? Quem disse? Compare paletas do Brasil com original

"Paletas mexicanas" de morango com leite condensado, brigadeiro e banana com Nutella só existem no Brasil

28 mai 2015
11h08
atualizado às 12h54
  • separator
  • 0
  • comentários

Não há quem tenha passado o último verão em São Paulo sem ter provado, visto ou ouvido falar das paletas mexicanas. Entra ano, sai ano e os brasileiros não escapam de uma nova febre gastronômica. Já foi a vez do cupcake, cookie, brigadeiro, frozen yogurt e, recentemente, a versão gourmet do picolé fez muita gente pegar fila e pagar R$ 10 para experimentá-lo.

Foto: Fernanda Frozza / Terra

Siga Terra Estilo no Twitter

Que é gostoso ninguém duvida. As paletas vendidas no Brasil têm um leque enorme de sabores e os que mais fazem sucesso são os recheados, principalmente o de morango com leite condensado, que foi garantia de várias curtidas até em foto sem filtro no Instagram. Mas, afinal, quem disse que essa é uma cópia fiel da verdadeira paleta mexicana?

Se, assim como eu, você sempre acreditou que em qualquer rua do México encontraria um homem com sombrero e um carrinho cheio de picolés quadriculados com leite condensado escorrendo, sinto muito dizer que isso não existe.

Em um táxi na Cidade do México, perguntei onde poderia encontrar paletas. “Que tipo de paletas? De chocolate, de sorvete...?”, respondeu o taxista. “Se for as de sorvete, você pode encontrar em alguns vendedores na rua, mas não aconselho pra não passar mal do estômago”, brincou pouco antes de me indicar a La Michoacana, uma loja tradicional em picolés no país.

Fui atrás e lá percebi que, diferentemente do que se imagina, as paletas não são hype no país de Frida Kahlo e Chespirito. É mais fácil encontrá-las no Brasil. De semelhante, apenas o formato.

No México, paletas são apenas picolés simples e bem servidos, de água ou leite, que custam aproximadamente R$ 3. Os recheios de leite condensado, brigadeiro ou banana com nutella também não fazem parte da cultura mexicana. Aliás, não existe recheio. Segundo o vendedor da La Michoacana, os sabores de tamarindo, queijo com frutas vermelhas e arroz com leite - que lembra um arroz doce gelado, mas eu nunca vi no Brasil -, são os mais comuns e procurados das verdadeiras paletas mexicanas. E sim, são deliciosos, assim como os nossos.

É como se eles vendessem “coxinha brasileira” recheada de feijão e guacamole. O resultado não precisa ser levado em consideração, talvez a mistura até ficasse boa, mas sem dúvida seria bem diferente da tradicional coxinha de frango e catupiri vendida por aqui.

Foto: Fernanda Frozza / Terra
Foto: @lospaleteros/Instagram e Fernanda Frozza/Terra
Foto: Twitter/Reprodução
Foto: @lospaleteros/Instagram e Fernanda Frozza/Terra

 

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade