Muitos acreditam que perder gordura e ganhar músculo ao mesmo tempo é impossível: eles estão enganados
Estudos recentes mostram uma nova forma de entender como o corpo reage ao treino, à alimentação e bons hábitos
O ser humano tem uma obsessão: ganhar músculo e perder gordura ao mesmo tempo. Vivemos na era do "agora e já", o que dificulta focar primeiro em um objetivo e depois no outro. Existem alguns casos comprovados de recomposição corporal, mas, na população em geral, ainda não está claro se é possível ganhar músculo e perder gordura simultaneamente. Spoiler: é possível, mas é preciso muita precisão.
É possível ganhar músculo e perder gordura ao mesmo tempo?
O aumento da massa muscular é um processo energeticamente custoso, por isso sempre se recomenda consumir mais calorias do que gastamos. Esse superávit energético será utilizado para aumentar o número de fibras musculares, conferindo o aspecto de crescimento muscular.
Já a perda de gordura exige o contrário: ingerir menos calorias do que gastamos, para o déficit energético ser suprido pelas reservas de gordura. É desse estoque acumulado que nosso organismo retira energia para compensar as calorias que não foram consumidas na dieta, mas que são necessárias de alguma forma.
Fica claro que ganhar músculo e perder gordura são processos com exigências energéticas completamente diferentes. Por isso, sempre se afirmou que não é possível que ambos aconteçam ao mesmo tempo. No entanto, existem alguns cenários em que isso ocorre simultaneamente, e deles é possível extrapolar conclusões para a população geral.
Três cenários em que ganhar músculo e perder gordura ao mesmo tempo é possível
...
Veja também