Ministério da Saúde indica remédio caseiro que todo mundo tem em casa para tratar intoxicação por metanol
Substância é essencial para reduzir risco de sequelas graves da intoxicação; saiba mais
Com o aumento dos casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas no Brasil, autoridades buscam formas de minimizar os efeitos da substância, que pode ser fatal.
O Ministério da Saúde recomenda a utilização rápida do bicarbonato de sódio como tratamento complementar para reduzir o risco de sequelas graves. A orientação foi publicada em Nota Técnica nº 360/2025 com o protocolo da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Entenda mais!
Como o bicarbonato de sódio age em casos de intoxicação por metanol?
O metanol é uma substância altamente tóxica que, ao ser ingerida, é metabolizada pelo fígado e transformada em ácido fórmico. Esse composto deixa o sangue extremamente ácido, comprometendo o funcionamento de órgãos vitais, como o cérebro.
Administrado diretamente por via intravenosa, o bicarbonato de sódio neutraliza o excesso de acidez, corrigindo o desequilíbrio químico. Segundo o Ministério da Saúde, essa ação imediata ajuda a reduzir danos neurológicos e visuais até o metanol ser eliminado do corpo por diálise.
Ou seja, o bicarbonato de sódio não elimina o metanol, mas cria uma janela de tempo para o tratamento definitivo e ajuda a conter as consequências mais graves da intoxicação.
É possível identificar bebidas com metanol?
...
Veja também
Dor de cabeça: tipos, remédios e como aliviar
Dor abdominal: o que pode ser e como aliviar
Náusea e vômitos: tratamentos e causas
Cegueira: causas, sintomas e se tem cura