PUBLICIDADE

Professora desenhou aparelho auditivo em bonecas de alunos surdos

Norte-americana resolveu ter essa atitude para que seus alunos se sentissem representados

3 out 2019 - 14h59
Compartilhar
Exibir comentários

O post de uma professora nos Estados Unidos bombou no Twitter por mostrar a importância da representatividade para as crianças com uma atitude muito simbólica. Genesis Politron resolveu desenhar aparelhos auditivos em bonecas para que seus alunos surdos se sentissem representados.

Foto: @gpolitron_/Twitter
Foto: @gpolitron_/Twitter
Foto: Getty Images / Minha Vida

Genesis é professora de pré-escola e jardim de infância em Watsonville e trabalha com alunos com deficiência auditiva. Enquanto estava comprando brinquedos para sua classe, Politron percebeu que não havia bonecas que se parecessem com seus alunos.

"Nenhuma criança deve se sentir como se não fosse 'normal' ou como se não pertencesse. Eu queria permitir que meus alunos se vissem em brinquedos pela primeira vez, para se sentirem aceitos", afirmou a professora em entrevista à CNN.

Então, Genesis decidiu usar sua criatividade para despertar o sentimento de pertencimento e identificação em seus alunos e desenhou aparelhos auditivos e implantes cocleares nas bonecas, com muito amor e glitter.

A professora afirmou que os alunos ficaram surpresos e animados ao ver as bonecas e, desde então, não desgrudam mais de seus brinquedos.

Depois da experiência positiva, ela decidiu compartilhar em seu twitter para que mais professores tenham a iniciativa. A publicação teve mais de 30.000 retweets e 150.000 curtidas.

Como funciona um implante coclear

O implante coclear é uma opção de tratamento para quem não escuta. Envolve a inserção de eletrodos na parte interna da orelha, em contato direto com o nervo auditivo. O aparelho capta o som através de um microfone externo, o processa e transforma em impulsos elétricos. Através dos eletrodos implantados, esses impulsos são repassados ao nervo, proporcionando a sensação sonora ao cérebro.

Mesmo sendo uma solução para muitos casos, esse método possui limitações. O estímulo gerado pelo aparelho é capaz de criar uma percepção sonora, mas não reproduz exatamente o que se entende por audição normal.

A qualidade do som gerado pelo implante depende de alguns fatores como o tempo que o paciente ficou sem escutar e a idade que tinha no momento do implante.

Além disso, não basta apenas inserir os eletrodos. Todo paciente implantado precisa de um treinamento de vários anos para aprender a ouvir com o implante e se adaptar.

Saiba tudo sobre deficiência auditiva

Perda da audição: tratamentos e causas

Surdez neurossensorial: tratamentos e causas

Perda auditiva induzida por ruído: sintomas, tratamentos e causas

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade