Mosquito infectado com bactéria é nova arma contra a dengue

Microrganismo "propagado" propositalmente por cientistas impede que o mosquito Aedes aegypti transmita a dengue para humanos

3 dez 2019 - 15h47

Pesquisadores, incluindo brasileiros, revelaram uma nova forma de combate à dengue: quando os mosquitos Aedes aegypti são infectados com a bactéria Wolbachia, eles não conseguem transmitir a doença aos humanos.

Bactéria impede transmissão de dengue pelo mosquito Aedes aegypti em humanos - Foto: Shutterstock
Foto: Foto: Shutterstock / Minha Vida

Estudada desde 2012, a descoberta pode revolucionar a ciência, visto que a dengue é uma doença altamente letal no Brasil. Até outubro de 2019, cerca de 700 mortes por dengue foram registradas no país, de acordo com o Ministério da Saúde. O número é cinco vezes maior em relação às incidências do mesmo período do ano anterior.

Redução da dengue

Wolbachia não está presente no organismo do Aedes aegypti, apesar de ser bastante comum em insetos. Assim, cientistas "infectaram" propositalmente os ovos dos mosquitos com a bactéria.

A partir disso, os novos mosquitos modificados foram soltos em locais considerados de alto índice da doença, como as cidades Niterói e Rio de Janeiro. Ao longo de sete anos, análises foram desenvolvidas e, como resultado, notou-se uma diminuição de até 96% dos casos de dengue nas regiões com mosquitos infectados pela bactéria.

Para o primeiro semestre de 2020, a expectativa é que novos testes sejam ampliados e realizados em municípios de Campo Grande (MS), Petrolina (PE) e Belo Horizonte (MG).

Os resultados definitivos sobre a eficácia do método, no entanto, só deverão estar prontos em 2022. Cientistas acreditam que este tempo será suficiente para acompanhamento dos níveis de dengue a partir da inserção da bactéria Wolbachia.

Doenças transmitidas por Aedes aegypti

Além da dengue, os pesquisadores notaram ainda uma queda no índice de ocorrência de chikungunya nas regiões analisadas. A doença também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Em Niterói, onde os mosquitos infectados foram soltos, houve uma redução de 75% nas incidências de chikungunya durante o estudo. Desta forma, o novo método com o uso de bactérias pode proteger duplamente a população.

Como se prevenir da dengue