0

Jovem morre após 3 paradas cardíacas devido a anabolizantes

Moço de 20 anos tomava substâncias que prometiam massa muscular rapidamente: conheça perigos e sintomas do transtorno com a aparência

17 abr 2019
12h32
atualizado às 12h51
  • separator
  • comentários

Um rapaz de 20 anos faleceu em São Gonçalo (RJ) depois de sofrer três paradas cardíacas em consequência do uso de anabolizantes. Para perder peso e ganhar massa muscular, Matheus fazia uso dos hormônios T3 e T4, bem como de salbutamol. As substâncias agiram diretamente no coração e no pulmão do jovem, dilatando suas veias e resultando em infartos; ele não resistiu e foi a óbito.

Preocupação excessiva com corpo musculoso pode ser doença - Foto: Shutterstock
Preocupação excessiva com corpo musculoso pode ser doença - Foto: Shutterstock
Foto: Foto: Shutterstock / Minha Vida

Vigorexia: transtorno obsessivo pela aparência musculosa

Matheus frequentava a academia desde os 14 anos. Aos 18, começou a se preocupar exageradamente com a aparência e em ganhar massa muscular rapidamente; então, iniciou o uso de anabolizantes sem orientação médica.

A vaidade excessiva em relação à forma física, principalmente à uma musculatura definida e hipertrofiada, faz de Matheus um jovem com vigorexia (Transtorno Dismórfico Muscular). Mais frequente no público masculino de 18 a 35 anos, a vigorexia afeta a autoimagem. Ou seja, traz uma construção distorcida da aparência, fazendo com que o indivíduo acredite ser fraco e magro mesmo que tenha uma musculatura bastante forte e definida.

Quem sofre do transtorno muitas vezes recorre a uma rotina exagerada de exercícios físicos e ao consumo de anabolizantes na tentativa de conquistar "o corpo perfeito", por mais que este seja uma idealização inatingível.

Além de normalmente afetar os pacientes no que diz respeito à vida social (já que o foco estará direcionado à prática abusiva de atividades físicas), a vigorexia pode causar problemas psicológicos e físicos, levando até mesmo ao falecimento.

Leia mais sobre os sintomas e tratamentos da vigorexia aqui. Caso você ou algum conhecido apresente algum dos sintomas descritos, procure auxílio profissional.

Perigos escondidos nos anabolizantes

Salbutamol

O salbutamol é um medicamento indicado para tratamento de doenças pulmonares, além do relaxamento da musculatura (sendo recomendado para casos de parto prematuro).

Por ser uma substância estimulante, promove sudorese intensa, o que resulta em uma grande perda de água e eletrólitos (como sódio, potássio e cálcio). Estas perdas ocasionam uma redução de peso: porém, o emagrecimento é devido à perda de água e elementos essenciais ao corpo e não à diminuição de gordura.

O uso inadequado e sem prescrição médica pode resultar em:

  • Paradas cardíacas
  • Sudorese intensa
  • Aumento da pressão arterial
  • Enxaquecas
  • Ânsia
  • Tremedeiras
  • Hipertensão
  • Desidratação
  • Disfunções urinárias

Hormônios T3 e T4

Produzidas de forma natural pela glândula da tiroide, a tiroxina (T4) e a tri-iodotironina (T3) são hormônios que controlam a maneira com que as células do corpo gastam energia. Assim, afetam diretamente o metabolismo e auxiliam no crescimento de músculos e massa óssea.

Acelerar o metabolismo, queimar gordura, ganhar massa muscular e fortalecer ossos. Os hormônios T3 e T4 parecem ser um prato cheio para bodybuilders, como Matheus. Porém, suas versões sintéticas são apenas vendidas legalmente por prescrição médica (geralmente para inverter casos de hipotireoidismo) e o uso em excesso apresenta riscos à saúde, como:

  • Paradas cardíacas
  • Desidratação devido ao alto nível de evacuação
  • Tremedeiras
  • Ansiedade
  • Estresse
  • Arritmias
  • Dores musculares
  • Cãibras
  • Infertilidade
Minha Vida

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade