PUBLICIDADE

Hipertensão: música é aliada contra a doença

Estudo revela os benefícios da música para o tratamento da pressão alta

19 abr 2018 - 14h02
Compartilhar
Exibir comentários

Um estudo realizado em parceria entre as instituições: Universidade Estadual de São Paulo (Unesp/Marília), Faculdade de Juazeiro do Norte (CE), Faculdade de Medicina do ABC e Oxford Brookes University (Inglaterra), revelou que a música intensifica os efeitos de medicamentos para pressão alta.

A pesquisa foi realizada em dois dias e contou com a participação de 37 pessoas com hipertensão controlada, sendo 14 homens e 23 mulheres.

No primeiro dia os voluntários tomaram medicamento anti-hipertensivo e ouviam música por meio de um fone de ouvido, enquanto os pesquisadores fiscalizavam os parâmetros cardiovasculares durante uma hora.

No segundo dia os pacientes fizeram o mesmo procedimento, mas usavam o fone de ouvido sem tocar nenhuma música.

Para a realização do estudo foi utilizado um método conhecido como variabilidade da frequência, capaz de detectar alterações no coração. O resultado identificou que os medicamentos apresentaram respostas significativamente melhores quando os voluntários usaram o medicamento e ouviram música.

Dessa forma, os pesquisadores concluíram que a música intensifica, em curto prazo, os efeitos medicamentosos sobre o coração.

Como ficar longe da hipertensão?

Você sabia que diminuir a quantidade de sal e praticar exercícios físicos não são as únicas atitudes para se prevenir da pressão alta? Veja outras a seguir:

Fique de olho na sua circunferência abdominal: quando essa medida está acima do recomendado usualmente está relacionada à resistência à insulina, contribuindo para elevar a pressão arterial.

Procure dormir melhor: Pessoas com dificuldades para dormir, têm mais chances de sofrer com hipertensão arterial e insuficiência cardíaca congestiva, ou seja, o coração não consegue bombear o sangue para o resto do corpo.

Evite exagerar no consumo de álcool: O consumo excessivo de álcool irá sobrecarregar o fígado e produzirá substâncias semelhantes à adrenalina, que tem como função aumentar a pressão arterial.

Gostou dessas dicas? Veja mais 27 passos para se prevenir da hipertensão, clicando aqui.

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade