PUBLICIDADE

Campanha de vacinação contra gripe começará no dia 10 de abril

No Amazonas, a campanha foi antecipada em 21 dias devido ao número de casos e óbitos por influenza

25 mar 2019 - 13h47
Compartilhar
Exibir comentários

Febre alta, dores pelo corpo, coriza, tosse seca e dor de garganta são sintomas comuns de uma doença bastante conhecida: a gripe. Atualmente, a vacina é a melhor forma de prevenir a gripe e é 100% segura.

Foto: Reprodução/Shutterstock
Foto: Reprodução/Shutterstock
Foto: Getty Images / Minha Vida

Neste ano, a campanha de vacinação contra gripe está prevista para acontecer entre os dias 10 de abril a 31 de maio. A mobilização geral, conhecida como Dia D, está marcada para o dia 4 de maio.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que o início da campanha deste ano terá antecipação de 15 dias em relação aos anos anteriores. Nesta primeira etapa nacional, que começa no dia 10 de abril, serão priorizadas as crianças de um a seis anos de idade, gestantes e puérperas em decorrência da vulnerabilidade desse público. A partir do dia 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá se vacinar.

Na última terça-feira (19), o governo informou que o Amazonas teria uma antecipação de 21 dias em relação aos outros estados do país, por isso lá a campanha começou no dia 20 de março. Essa decisão se deu em função da ocorrência de casos e óbitos por influenza, desde fevereiro deste ano, no estado.

Em todo ano de 2018 foram registrados 17 casos e 3 óbitos por influenza no Amazonas, sendo 1 caso e 1 óbito por influenza A (H1N1). Em 2019, até o momento, já foram notificados 666 casos suspeitos, sendo confirmados 107 para H1N1. Destes, 28 mortes foram confirmadas pela doença.

"É importante também lembrar que a vacina não visa evitar a propagação do vírus, mas sim casos e óbitos nos grupos prioritários. Por isso, a população deve ficar atenta aos outros métodos de prevenção, como lavar as mãos com frequência e evitar sair de casa se estiver doente, principalmente para locais com aglomeração de pessoas", explicou o secretário do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber.

Quem são os grupos prioritários?

O público-alvo da campanha de vacinação são gestantes, puérperas, crianças de um a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, além de funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Como prevenir a gripe?

Algumas formas de prevenir a gripe são:

  • Evite manter contato muito próximo com uma pessoa que esteja infectada
  • Lave sempre as mãos com água e sabão e evite levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca
  • Leve sempre um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos sempre estejam esterilizadas
  • Mantenha hábitos saudáveis. Alimente-se bem e coma bastante verduras e frutas. Beba bastante água
  • Não compartilhe utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros
  • Se achar necessário, utilize uma máscara para proteger-se de gotículas infectadas que possam estar no ar
  • Evite frequentar locais fechados ou com muitas pessoas
  • Verifique com um médico se há necessidade de tomar a vacina que já está disponível contra a gripe.

Entenda mais sobre como tratar a gripe e quando buscar ajuda médica!

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade