Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Menopausa masculina existe? Saiba mais sobre a andropausa

Entenda os sintomas, causas e tratamentos pra a andropausa, condição pouco comentada entre os homens

10 jun 2025 - 18h11
Compartilhar
Exibir comentários

Pouco discutida, a andropausa - também conhecida como "menopausa masculina" - é um processo natural ligado à diminuição progressiva da testosterona nos homens. O nome técnico é Deficiência Parcial de Andrógenos no Homem Idoso (PADAM), e costuma se manifestar a partir dos 40 anos, impactando aspectos físicos e emocionais.

Cansaço, perda muscular e baixa libido: entenda os sinais da andropausa, quando o corpo masculino começa a mudar
Cansaço, perda muscular e baixa libido: entenda os sinais da andropausa, quando o corpo masculino começa a mudar
Foto: Reprodução: Canva/nito100 / Bons Fluidos

Como essa queda hormonal afeta o corpo?

A redução nos níveis de testosterona ocorre gradualmente, com uma perda estimada entre 1% e 2% ao ano a partir dos 40 anos. Entre os principais sintomas da andropausa estão cansaço excessivo, queda da libido, disfunção erétil, dores ósseas e fraqueza muscular. Isso ocorre porque o hormônio influencia diretamente na saúde dos músculos, ossos e no desempenho sexual.

Mesmo com os impactos evidentes, muitos homens evitam buscar ajuda médica por falta de informação ou vergonha. Afinal, há um tabu masculino em torno da medicina preventiva.

Diagnóstico e tratamento

A confirmação da andropausa é feita com base nos sintomas e através de exames laboratoriais. Apesar da possibilidade de tratamento, a reposição de testosterona ainda gera debates. "Talvez nenhum tópico seja tão controverso quanto a indicação, eficácia e potenciais efeitos adversos associados à reposição hormonal", diz o urologista Rodrigo Pires, em entrevista ao portal Itatiaia.

Além da reposição hormonal, no entanto, mudanças no estilo de vida são fundamentais. Práticas como exercícios físicos regulares, perda de peso e alimentação equilibrada ajudam a melhorar os níveis de testosterona no corpo. Evitar o tabagismo, controlar o estresse, dormir bem e reduzir o consumo de álcool também favorecem o equilíbrio hormonal. Em alguns casos, a andropausa está relacionada a condições como a síndrome metabólica, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Identificar os sinais, procurar orientação médica e adotar hábitos saudáveis são passos importantes para um envelhecimento com mais disposição e bem-estar. A andropausa existe, e falar sobre ela é o primeiro passo para lidar com seus efeitos.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade