Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Médica faz alerta sobre relação entre sobrepeso das crianças e doenças futuras

Segundo a pediatra e nutróloga Paloma Secomandi, com as férias escolares chegando, os pais e responsáveis devem ficar atentos com os hábitos alimentares das famílias e incentivar a atividade física

14 jan 2026 - 13h10
Compartilhar
Exibir comentários

As férias escolares chegaram e, neste período, muitas famílias brasileiras costumam mudar a rotina. A médica pediatra e nutróloga do Imot de Mogi das Cruzes, Paloma Secomandi, reforça a necessidade de promoção de hábitos saudáveis, em especial quanto à alimentação das crianças. Nos últimos anos, o número de casos de obesidade infantil sofreu aumento significativo. De acordo com o Atlas Mundial da Obesidade 2024, a estimativa é de que até 2035 metade das crianças brasileiras terão sobrepeso e, com ele, risco de desenvolver várias doenças.

Com a chegada das férias, pediatra ressalta importância de manter hábitos saudáveis em família e prevenir o aumento da obesidade infantil
Com a chegada das férias, pediatra ressalta importância de manter hábitos saudáveis em família e prevenir o aumento da obesidade infantil
Foto: Reprodução: Canva/Zurijeta / Bons Fluidos

Quais são as consequências?

Ainda segundo este levantamento, entre as consequências da obesidade estão pressão arterial elevada, hiperglicemia e colesterol HDL baixo. De acordo com a pediatra, que atua no Imot Care, clínica no Imot que oferece cuidados inter e multidisciplinares, é notório o aumento de crianças com sobrepeso nos consultórios: "Os pais precisam estar atentos aos sinais e levar a criança para uma consulta médica para que seja verificada a curva de crescimento e o Índice de Massa Corpórea (IMC)", cita a médica.

Cuidado começa cedo

Segundo Paloma, há condutas que podem começar desde a introdução alimentar. Entre elas, não adicionar sal na alimentação dos bebês até um ano de idade e açúcar até dois anos: "Ao adicionar sal desde muito cedo, há maiores chances desta criança desenvolver hipertensão no futuro, quando for mais velha. Já o açúcar contribui para que seja construído um paladar mais adocicado e pode ter também consequências quando na idade adulta", explica.

Entretanto, para além do olhar sobre a criança, é preciso que a família, como um todo, também tenha hábitos saudáveis. Isso vai desde a alimentação até a prática de atividades físicas. No período de férias escolares é preciso redobrar a atenção para evitar muita exposição às telas e maior ingestão de alimentos. "Repetir a refeição, comer dois pães, salgadinhos, bolachas recheadas, esses são alguns hábitos da família. E os filhos espelham os pais. Então, o ideal é uma mudança de padrão que envolva a todos", apontou a especialista.

O sobrepeso afeta não somente a saúde física, mas também a psicológica. Na fase da adolescência, tende a interferir na percepção que se tem da sua própria imagem e afetar o convívio social, depressão e até casos de bullying. A prevenção, portanto, deve começar cedo, para a qualidade de vida como um todo.

Sobre o Imot

Fundado em 1976, o Imot é um dos maiores institutos especializados em ortopedia e traumatologia do Brasil, com pronto atendimento diariamente na unidade de Mogi das Cruzes, consultas, fisioterapia e diversos tratamentos especializados, além da Imot Care, com cuidados inter e multidisciplinares, e o Imot MovSaúde, com serviços exclusivos e inovadores.

*Fonte: Fiamini - Soluções Integradas em Comunicação 

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade