Margaridas ficam bonitas no gramado, mas também são um sinal de alerta
Quando essas flores aparecem no seu jardim, o solo pode estar clamando por socorro
À primeira vista, as margaridas parecem dar um toque poético ao gramado. Uma imagem digna de cartões-postais ou histórias infantis. Mas por trás de sua candura floral esconde-se um sinal menos animador: estresse no gramado.
Sua aparência é frequentemente celebrada como um aceno à natureza intocada, aos jardins livres de pesticidas. No entanto, quando brotam em abundância, as margaridas revelam desequilíbrios ocultos no solo, como um grito verde de socorro.
A ironia é que muitas pessoas as deixam crescer por motivos estéticos, sem saber que sua presença persistente indica que o gramado está perdendo a vitalidade. Elas podem parecer decorativas, mas na jardinagem, são um verdadeiro perigo.
Leia também: Pode atingir até três metros de altura e florescer 120 dias por ano. Esta planta é uma das preferidas dos jardineiros
Eles prosperam na pobreza
As margaridas (Bellis perennis) prosperam em solos pobres e compactados, com pouca atividade biológica. Ou seja, elas aparecem quando as condições não são ideais para a grama. Sua resiliência é sua força — e seu alerta. Além disso, essas flores competem com a grama por nutrientes.
Embora não sejam tão agressivas quanto outras espécies invasoras, sua densidade pode impedir que o gramado cresça uniformemente, deixando áreas irregulares e mais finas.
...
Veja também
Adeus à poluição em casa: essas plantas purificam o ar, segundo a NASA, e são fáceis de cuidar
Três plantas aquáticas que quase não requerem cuidados e decoram qualquer cômodo da casa
Sete plantas fáceis de cultivar que mantêm os carrapatos longe do seu jardim
Margaridas ficam bonitas no gramado, mas também são um sinal de alerta