Escala ajuda na divisão das tarefas entre roommates

Quem divide a casa com mais moradores pode resolver a faxina rapidamente se todos colaborarem

11 out 2017
08h00
atualizado às 09h10

Já imaginou chegar em casa e encontrar uma bagunça que é não sua? Quando se tem um roommate, não são só as contas que entram em divisão. A limpeza é uma tarefa que precisa ser igualmente compartilhada entre todos os moradores para evitar conflitos. Mas é muito simples! Uma boa escala é a solução para a harmonia e higiene da casa. Veja as dicas de como produzir a sua!

Converse com seu roommate e liste tudo o que é necessário para manter a casa sempre limpa
Converse com seu roommate e liste tudo o que é necessário para manter a casa sempre limpa
Foto: Shutterstock

Sujou? Limpe!
Antes de definir a escala, converse com seu roommate sobre evitar bagunça e louça acumulada na pia. Ou seja, tudo o que sujar precisa ser limpo imediatamente! Isso vai evitar qualquer mal estar entre vocês e ajudar na hora de montar a escala, já que ninguém vai se sentir injustiçado.

Escala começa pela conversa
Os moradores podem fazer uma lista e apontar tudo o que é necessário para a casa se manter em ordem. Isso significa definir quantos dias o chão precisa ser varrido, quando o lixo deve ser retirado e qual cômodo precisa de mais atenção, mesmo nos dias de correia. Como a rotina é diferente para cada um, é importante nessa conversa avaliar o que cada um é capaz de realizar. Anote tudo em um papel!

Uma escala justa
Depois de listar tudo o que a casa precisa para se manter limpinha e os horários de cada morador, chegou a hora de montar a escala. Vá para o computador e abra uma planilha. Lá você vai definir o que cada um terá que realizar por uma semana. Na planilha será definido quem vai ficar responsável por cada tarefa, mas não há regras. Faça de acordo com a realidade de cada um. Depois, é só imprimir e fixar na geladeira!

Faxina mais pesada
Durante a semana, quantas horas vocês têm para se dedicar à faxina mais pesada? É que por mais que a escala funcione bem para manter tudo em ordem, pelo menos uma vez na semana é preciso fazer uma limpeza maior. A dica é que todos os moradores estejam juntos nessa missão, pois é muito mais rápido! Vocês podem optar pelo sábado, caso fique difícil reunir todo mundo em dias úteis. Se for inviável, a escala serve para isso, também! Como a manutenção da limpeza foi distribuída durante a semana, vai ser rapidinho limpar o banheiro, passar um pano no chão e deixar a cozinha brilhando!

Fonte: CA

compartilhe

publicidade
publicidade