Limpar demais a casa não é tão bom quanto parece: cientistas explicam por que isso pode ser prejudicial
Parece contraditório, mas é fato que a casa não deve ser limpa excessivamente
Pensamos que ter a casa o mais limpa possível é o melhor jeito de viver de forma saudável e confortável no seu interior, mas a verdade é que limpar demais a casa pode não ser tão bom quanto parece.
O motivo está relacionado com o tipo de limpeza e produtos que utilizamos diariamente, já que alguns desinfetantes podem ser muito potentes e criar um espaço mais estéril do que o desejado.
Limpe, mas sem exagerar
De acordo com uma revisão de estudos publicados na Nature Reviews Microbiology, o microbioma humano é influenciado pelo ambiente em que vive. Assim, o microbioma de uma casa é formado por todos que nela vivem, incluindo animais, e até elementos como solo, água e ar.
No meio ambiente existem vários micróbios que vivem na pele humana, e muitos deles são benéficos para o funcionamento do nosso corpo. Claro, isso não significa que você tenha que ter uma casa suja e cheia de restos de pele, mas os especialistas acreditam que existe uma ligação entre microrganismos domésticos e problemas de saúde, como distúrbios imunológicos, doenças respiratórias, etc.
Como então você deve limpar a casa?
Uma certa exposição a micróbios diários num ambiente doméstico pode ensinar o seu sistema imunológico a não reagir contra microrganismos inofensivos, como em casos de alergias.
...
Veja também
Minhas plantas estavam morrendo devido a muita ou pouca rega, até que descobri o truque do palito
Natal Granado: confira difusores de ambiente com até 21% OFF para deixar seu lar perfumado